Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PLÁGIO REVOLTANTE-PARTE III


 
INTERTEXTUALIDADE é a criação de um texto a partir de outro já existente e na apresentação o 'novo autor' infoorma a FONTE citada.   Por exemplo, no texto científico, a bibliografia - autor, obra, capítulo ou página.  É praticamente um compartilhado ligado ao "conhecimento do mundo" (linguagem de PAULO FREIRE), ou seja, comum ao produtor e ao receptor dos textos.
 
DUAS FORMAS DE INTERTEXTUALIDADE:
 
PARÁFRASE  -  Recriação implícita de um texto pré-existente, "relembrando" ao leitor a mensagem original - palavras, personagens ou situações mudadas ou recém-criadas, porém a ideia inicial é confirmada.
 
Exemplos:
 
1-Meu conto publicado ELE... E ELAS   -   ambiente familiar;  mitos africanos modernizados XANGÔ, OBÁ, IANSÃ. OXUM e EUWÁ;  índices da lenda:  mulher mais velha, duas amantes, culinária afrobrasileira (acarajé, quindim).   -----   2-Adaptação de livros, ampliando-se com novos personagens - O CRAVO E A ROSA, no original A MEGRA DOMADA, de WILLIAM SHAKESPEARE;  GABRIELA, de JORGE AMADO.   -----   3-Telenovelas "revisitadas" - GABRIELA e GUERRA DOS SEXOS, ambas de 2012.   -----   4-Frequentes cenas e citações à expressão "Início de uma bela amizade", últimas imagens de CASABLANCA, filme norte-americano de 1942, cenário da II GM.
 
PARÓDIA  -  Apropriação que, em lugar de endossar o modelo retornado, rompe com ele, sutil ou abertamente, pervertendo o texto original, visando a crítica de forma irônica, por vezes debochada, grotesca e agressiva.
 
Exemplos:
 
1-Meu conto publicado TRAGÉDIA CLÁSSICA NORDESTINA?  -  ambiente folclórico;  mitos africanos modernizados OXÓSSI,  OGUM e LOGUN EDÉ;  interrogaçãO no título da obra e muitas citações a diversas obras shakespereanas;  índices da lenda:  casal de adolescentes, famílias rivais, filho seis meses com pai vaqueiro e seis meses com mãe extremamente feminina (citação nos personagens de trajes e cores dos orixás), filho desaparece.   -----   2-Filme antigo da Atlântida, dito "chanchada" - cena do balcão em ROMEU E JULIETA, do bardo inglês, com os atores OSCARITO e GRANDE OTELO.   -----   3-Programa televisivo OS TRAPALHÕES, último diálogo de CASABLANCA, "Início de..."   -----   4-PRESIDENTA de camisa vermelha representada em ZORRA TOTAL.   -----   5-Um homem másculo, barba grande, bigodão, imitando voz, traje, enfeites e trejeitos de CARMEM MIRANDA.
 
    --------------------------------------------------------------
              ----------------------------------------------
 
FONTES:
 
INTERTEXTUALIDADE - WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre
 
INTERTEXTUALIDADE, PARÁFRASE E PARÓDIA - InfoEscola - Português
 
                                      F  I  M
 
Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 02/03/2018
Código do texto: T6268976
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Rubemar Alves
Salto - São Paulo - Brasil, 51 anos
524 textos (17113 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/04/18 05:52)
Rubemar Alves