PLÁGIO REVOLTANTE-PARTE III

INTERTEXTUALIDADE é a criação de um texto a partir de outro já existente e na apresentação o 'novo autor' infoorma a FONTE citada. Por exemplo, no texto científico, a bibliografia - autor, obra, capítulo ou página. É praticamente um compartilhado ligado ao "conhecimento do mundo" (linguagem de PAULO FREIRE), ou seja, comum ao produtor e ao receptor dos textos.

DUAS FORMAS DE INTERTEXTUALIDADE:

PARÁFRASE - Recriação implícita de um texto pré-existente, "relembrando" ao leitor a mensagem original - palavras, personagens ou situações mudadas ou recém-criadas, porém a ideia inicial é confirmada.

Exemplos:

1-Meu conto publicado ELE... E ELAS - ambiente familiar; mitos africanos modernizados XANGÔ, OBÁ, IANSÃ. OXUM e EUWÁ; índices da lenda: mulher mais velha, duas amantes, culinária afrobrasileira (acarajé, quindim). ----- 2-Adaptação de livros, ampliando-se com novos personagens - O CRAVO E A ROSA, no original A MEGRA DOMADA, de WILLIAM SHAKESPEARE; GABRIELA, de JORGE AMADO. ----- 3-Telenovelas "revisitadas" - GABRIELA e GUERRA DOS SEXOS, ambas de 2012. ----- 4-Frequentes cenas e citações à expressão "Início de uma bela amizade", últimas imagens de CASABLANCA, filme norte-americano de 1942, cenário da II GM.

PARÓDIA - Apropriação que, em lugar de endossar o modelo retornado, rompe com ele, sutil ou abertamente, pervertendo o texto original, visando a crítica de forma irônica, por vezes debochada, grotesca e agressiva.

Exemplos:

1-Meu conto publicado TRAGÉDIA CLÁSSICA NORDESTINA? - ambiente folclórico; mitos africanos modernizados OXÓSSI, OGUM e LOGUN EDÉ; interrogaçãO no título da obra e muitas citações a diversas obras shakespereanas; índices da lenda: casal de adolescentes, famílias rivais, filho seis meses com pai vaqueiro e seis meses com mãe extremamente feminina (citação nos personagens de trajes e cores dos orixás), filho desaparece. ----- 2-Filme antigo da Atlântida, dito "chanchada" - cena do balcão em ROMEU E JULIETA, do bardo inglês, com os atores OSCARITO e GRANDE OTELO. ----- 3-Programa televisivo OS TRAPALHÕES, último diálogo de CASABLANCA, "Início de..." ----- 4-PRESIDENTA de camisa vermelha representada em ZORRA TOTAL. ----- 5-Um homem másculo, barba grande, bigodão, imitando voz, traje, enfeites e trejeitos de CARMEM MIRANDA.

--------------------------------------------------------------

----------------------------------------------

FONTES:

INTERTEXTUALIDADE - WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre

INTERTEXTUALIDADE, PARÁFRASE E PARÓDIA - InfoEscola - Português

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 02/03/2018
Código do texto: T6268976
Classificação de conteúdo: seguro