SONETRIX, POESIA CLASSICA EM TRÊS VERSOS!

Influenciada pela Literatura Modernista, e pela sociedade moderna, os trabalhos líricos ganharam inovações nas formas de expressão artística dentro da valorização do imediatismo. Assim, surgiram os poemetos, os poetrix, os poemas-minutos entre outros, que se caracterizam pelo tamanho micro e a objetividade da mensagem. Esses tipos de poemas podem ser acoplados a tela de um celular ligado as redes sociais, assim como a leitura quase que instantânea em apenas um olhar por serem cada vez mais curtos e micros, a objetividade e a arte poética são o combustível desses novos textos.

Dentro desta proposta de novos rumos para a poesia, estudei uma forma de resumir o Soneto Italiano clássico em apenas três versos! Surge assim o SONETRIX – soneto em três versos. Exemplo de sonetrix:

LÁBIOS...

Teus lábios, encanto d’um sonho carente!

Nele, o manto deste amor, no rubro envolvente...

Teus lábios, ensaios de um beijo! Desejos...

SOLEDADE

Ah, como chorei! Chorei de intensa saudade,

Pelas paixões que exultei em minha mocidade!

Como foi vão! Do amor só sobrou solidão!

Eis a estrutura do sonetrix:

TÍTULO

__________A_________________B

__________A_________________B

_________C_____D______C_____D

Nos esquemas acima, cada letras do alfabeto represente as rimas existentes em cada um dos versos. Comparando o esquema do sonetrix ao esquema de um soneto Italiano clássico, teremos:

SONETO ITALIANO: SONETRIX:

TITULO TÍTULO

_______________A

_______________B

_______________B

_______________A

_______________A

_______________B ______A__________B

_______________B

_______________A ______A__________B

_______________C

_______________D

_______________C

___C___D___C____D

_______________D

_______________C

_______________D

Os dois quartetos (com as rimas A & B) representado no dístico e o os dois terceto (Com rimas C & D) representado no monóstico.

Além das rimas do soneto italiano sintetizado em três versos, o sonetrix passa a ser a abreviação do poema clássico. O mesmo segue a mesma estrutura clássica, no que se concerne a contagem de sílabas poéticas (escanção dos versos), seguindo rigorosamente a métrica poética. Cada verso só pode ser desenvolvido até 12 sílabas poéticas. Textos com mais de 12 sílabas poéticas são considerados textos bárbaros na nomenclatura clássica, por isso não é permitido no sonetrix passar das 12 silabas poéticas.

Apesar de ser pequeno, o sonetrix é de difícil compilação, por causa das rimas internas e externas além da preocupação da síntese no próprio texto. Existem três modelos de estrutura de sonetrix, onde o diferencial está na ordem das rimas do monóstico:

MODELO A MODELO B MODELO C

TÍTULO TÍTULO TÍTULO

______A_________B ______A_________B ______A_________B

______A_________B ______A_________B ______A_________B

___C___D___C___D ___C___C___D___D ___C___D___D___C

A presente criação poética proporciona uma leitura rápida e ao mesmo tempo fiel as estruturas clássicas da poesia, tendo como enfoque a liberdade criativa da qual o poeta tem a licença para executá-la.

Antonio Miranda de Freitas Júnior

FREITAS JÚNIOR
Enviado por FREITAS JÚNIOR em 12/05/2018
Reeditado em 26/03/2019
Código do texto: T6334401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.