Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ITÁLIA PRÉ - ROMÂNICA


 
De antigo caderno universitário (aceito doações sugestivas!!!) - Faculdade de Letras, UFRJ, disciplina Filologia Românica.
 
TRÊS ASPECTOS -  história, lenda e arqueologia.
 
1-LENDA - A escola romana sempre mostrava e exaltava emocionalmente  "O povo escolhido para um grande destino."  De origem divina, descendendo de Eneias - da destruição de Troia pelos gregos, escapou Eneias, filho de Vênus, que após inúmeras viagens se estabeleceu no Lácio, onde casou com a filha de um rei latino;  mais tarde, sua descendente Reia Sílvia, vestal, teve com o deus Marte dois filhos gêmeos, Rômulo e Remo, colocados num cesto num rio, este encalhou, uma loba achou as crianças e alimentou-as.- A loba etrusca do Capitólio tem mais de 3.000 anos.  Um pastor os criou, voltaram à Alba Longa (cidade da família) e depois fundaram Roma às margens do rio Tibre.  Para escolha do nome da cidade, os gêmeos fizeram aposta sobre quem veria mais aves sobre o Paladino (palácio da justiça) - Rômulo viu 12, Remo viu 7.  Então, Rômulo marcou o centro da cidade com charrua e ninguém poderia entrar - Remo desobedeceu e foi morto pelo irmão.
 
2-HISTÓRIA  -  Alba Longa, capital do Lácio, fundada pelos primeiros latinos (descendentes dos habitantes de palafitas) - de Alba Longa partiram 100 homens, que fundaram a cidade de Roma.  Estes jovens seriam (hipótese) agricultores, foragidos ou vigias contra os etruscos, entre eles, Ròmulo e Remo.  A cidade se localizava junto a charques e havia muito impaludismo no local.  Para comemorar a fundação da cidade e como havia falta de mulheres, romanos convidaram o povo sabino e, enquanto estes se divertiam com jogos, raptaram-lhes as mulheres:  um brinde à vida.  A princípio, governaram juntos Rômulo e Tácio, rei dos sabinos;  deois, com a morte de Tácio, Rômulo governou sozinho.  Talvez a versão do "rapto das sabinas" oculte uma invasão por parte deste povo ou união poderia ser rapto voluntário e simbólico, tradição de casamento - de todo modo, a fusão por causa de um inimigo comum, os etruscos.   -----   ETRUSCOS  -  a)  Os primeiros a usarem uma faca;  cirurgia dentária adiantada (pontes e trabalhos com metal), bem como operações cerebrais (com chapas metálicas);  plano de urbanismo:  defesa, ruas, esgotos, saneamento, moeda levada à Itália como meio de troca, onde cunharam desenhos de navios não conhecidos pelos romanos;  romanos lhes copiaram a toga, roupa tradicional romana;  regime matriarcal etrusco (liberdade, não pudicas, intelectuais, iam à escola, usavam maquilagem e enfeites etc. - referências em Plauto);  "Dante" etrusco fala mais de inferno (para onde iam os mortos) que de paraíso. --- b)  Palavra "Roma", originária em 'rumon', rio em idioma etrusco.  Rômulo seria um etrusco.  Rito de charrua - etrusco:  negociantes etruscos teriam fundado uma vila de triagem e abastecimento comercial (norte-sul) já fundada no local, antes da chegada de latinos e sabinos (esta, a versão mais moderna), depois local foi tomado pelos latinos.
 
3-ARQUEOLOGIA  -  Em 1907, as primeiras descobertas de cabanas construídas na rocha - recentemente, cabanas com paredes de galhos e argila.
 
Inimigos:  Etruscos, civilização urbana, progressista  X  Sabinos e latinos, civilização camponesa, conservadores.
 
Daí, destruição total da Etrúria pelos soldados romanos.
 
                ---------------------------------------------------
 
LEIAM meus trabalhos "Latinidade (ou latina idade?) rápida" e "Memórias da antiga latinidade'.
 
                                          FIM
Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 11/07/2018
Código do texto: T6387626
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Rubemar Alves
Salto - São Paulo - Brasil, 51 anos
627 textos (24478 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/09/18 23:54)
Rubemar Alves