DISSECANDO POESIA: CECÍLIA MEIRELES - Aula no ensino fundamental

JOGRALZINHO _ Leia em dupla (voz alta) o poema de 8 estrofes, procurando nas pausas a sugestão do movimento contínuo de um jogo de duas bolas: a masculina pula e a feminina rola. ----- Texto:

"JOGO DE BOLA --- A bela bola / rola / a bela bola do Raul. // Bola amarela, / a da Arabela. // A do Raul, / azul. // A bola é mole, / é mole e rola. // A bola é bela, / é bela e pula. // É bela, rola e pula. // É bela, rola e pula, / é mole, amarela, azul. // A de Raul é de Arabela, / e a de Arabela é de Raul." ----- Do livro Ou isto ou aquilo.

SIGNIFICADOS - Bela - que tem forma agradável ou perfeita; bola - qualquer corpo esférico; rola - faz girar; Raul - menino; Arabela - menina.

DESENVOLVIMENTO

1---A bola é bela, está rolando, pertence a Raul. --- Pense num jogo de bola entre duas crianças, ele e ela; na primeira estrofe, os versos sugerem duas bolas paralisadas, cores diferentes - nota-se movimento na quarta estrofe quando a bola passa de um jogador para outro - fixe os sons das palavras.

2---Sétima estrofe, sensação de jogo rápido (leiam juntos, acelerados), não mais se distingue uma bola do outra ----- "É bela, rola (...) azul." - jogo rápido - não se distingue a bola amarela da azul e a bola que rola da bola que pula: a que rolava começou a pular, a amarela tornou-se azul.

3---Oitava estrofe (leiam juntos, descansando) - agora união.

4---Seis versos reunidos em dois grupos sugerem o movimento das bolas. O que existe de comum em cada um desses versos e os distingue?

1-PUla - aZUl / BOla - BEla / BEla - PUla

2-ROla - amaREla / BOla - MOle / MOle - ROla

Frequência de vogais abertas e aliterações (repetições de sons iguais) das consoantes "b" (bê) e "l" (éle).

5---Efeito expressivo do poema - movimento e ruído da bola e consequentes alegria-despreocupação-felicidade-momentos da infância...

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Livro OU ISTO OU AQUILO (poemas Rômulo rema, Colar de Carolina, Bolhas, Procissão de pelúcia, A lua é do Raul, A égua e a água.........) - Palavra concreta, fixação de vogais/consoantes transformada em jogo poético. "É pelos sentidos e não pela inteligência que a criança guarda suas primeiras impressões. E que impressão pode ser mais forte, no inicio da leitura, que o impacto das forças naturais condensadas na poesia? A criança é instintiva, cósmica, e não precisa de intérprete para a poesia, porque ela já é seu idioma natural" (Maria Clara Machado).

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 07/09/2018
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