Wallpaper 🇺🇸... By Artist Unknown🇺🇸...

 
"Funções da Linguagem!"

Função da linguagem é a forma como cada indivíduo organiza sua fala dependendo da mensagem que se quer transmitir. A linguagem pode ser usada para expressar sentimentos, para informar, para influenciar outras pessoas etc. A transmissão dessa mensagem pressupõe um emissor, um receptor, um contexto, um código e um canal entre o emissor e o receptor.

As funções da linguagem são:
1 – Função emotiva ou expressiva – quando a linguagem está centrada no próprio emissor, revelando seus sentimentos, suas emoções. Ex.emplo: “Solto a voz nas estradas/ Já não posso parar/ Meu caminho é de pedra/ Como posso sonhar”.

2 – Função apelativa ou conativa – quando o emissor organiza a mensagem com o objetivo de influenciar o receptor. É muito usada em mensagens publicitárias. Exemplo.: Não deixe para última hora! Programe suas férias.

3 – Função referencial ou denotativa – quando a intenção do emissor é falar objetivamente sobre o contexto real. É a linguagem de caráter informativo. Exemplo: Textos de jornal, revistas, livros didáticos, científicos etc.

4 – Função metalinguística – quando a linguagem fala dela mesma, se destina à explicação das próprias palavras (códigos). Exemplo.: Quando digo “alto”, significa “parem”.

5 – Função fática – quando a linguagem é usada para confirmar se de fato o emissor está sendo ouvido. É um canal de comunicação. Ex.emplo: Você está me entendendo? Certo? Não é verdade? Etc.

6 – Função poética - quando a linguagem revela um cuidado especial com o ritmo das frases, com a sonoridade das palavras, com o jogo de ideias. Ex.: Textos literários, provérbios etc.Exemplo:Tenho que te ver, a  noite está tão fria/ A chuva não para de cair, uma agonia!
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 30/11/2018
Código do texto: T6515657
Classificação de conteúdo: seguro