ENSINAMENTOS DE UM APRENDIZ

Prólogo

Hoje (27/01/2019) amanheci eufórico, tagarela, com ânsia incontrolável de falar, fazer áudios e enviar para os parentes, amigos e afins. Até fiz isso, mas depois escrevi esses 10 (dez) períodos mais como aprendizado do que como ensinamentos.

EIS O DECÁLOGO DO APRENDIZ

1. O desempregado continuará desempregado enquanto não melhorar sua autoestima e se qualificar de acordo com as exigências do mercado de trabalho.

2. Quando não se tem amor-próprio é mais fácil culpar os outros pelos nossos fracassos.

3. A punição por erros familiares até poderá ser suspensa, mas a culpa já fez morada no subconsciente do culpado.

4. Elimine os bloqueios psicológicos como a vergonha e a culpa. Depois se qualifique, melhore sua autoestima, cuide de sua saúde e valorize a família e os familiares; seja mais grato e realista. Assim fazendo estará a passos largos para o justo e merecido progresso.

5. Vida sofrida assim como as tempestades pode acontecer depressa porque faz parte da natureza. Conquistas e reconhecimento quase sempre chegam devagar. Por isso, cuide bem do seu corpo e mente sem espiritualizar tudo em demasia para melhor suportar as provações terrenas.

6. Jamais existirá noite capaz de impedir o nascer do Sol. E não há obstáculos e/ou problemas que possam impedir as mais significativas conquistas quando há perseverança e fé!

7. Os progressos são demasiados lentos quando obtidos por meio do ensino nem sempre compreendido; já os obtidos por meio de exemplos práticos são mais imediatos, duradouros e eficazes.

8. Não se deve aprender apenas por obrigação ou necessidade, mas sobretudo por sublimação da autoestima e prazer em transmitir o aprendido aos mais carentes.

9. Muitos não enxergam que a adversidade é o melhor incentivo para mudar hábitos e rumos. Só os cautelosos sabem que depois da bonança poderá advir grande tempestade ou vice-versa.

10. O excelente mesmo é acreditar numa verdade eficaz e dizê-la a si mesmo: "Eu estou sendo integro!". Já o ser honesto é dizer essa mesma proficiente verdade a outras pessoas para melhor proveito.