ANAGRAMAS VERSADOS

(Nota: caro leitor, a teoria abaixo ficou descontinuada, pois é semelhante a do estilo poético "DizLéxico" do poeta Alexandre Costa, pelo que peço que ignorem)

Pensando na capacidade poética dos caros colegas e amigos recantistas, depois do Poema Dalangola, apresento a todos nesse grande Palco Literário “Recanto das Letras”, um novo Estilo Literário (criado por mim) denominado Anagramas Versados, para incitar a inspiração de qualquer participante desse site e não só. Espero que gostem e, possam criar e publicar aqui muitos textos baseados na definição abaixo, de modo a conseguirmos uma categoria própria para esse novo estilo poético, pelo que, apelamos o bom senso da Administração do RL.

DEFINIÇÃO: Anagramas Versados (estilo literário criado por José Cambinda Dala, aos 19-10-2019) é uma poesia na qual cada verso contém, pelo menos, uma palavra que em conjunto com outras, são anagramas duma única palavra primitiva. Quer dizer, poesia com permutação da ordem das letras de uma palavra formando outras inseridas nos versos. Ela pode ter várias estrofes, mas, os anagramas de cada estrofe devem respeitar a uma única palavra primitiva.

Obs.: Por uma questão estética, pode-se destacar, nos versos, os anagramas.

Exemplos:

Na ROMA

Sem AMOR

Nem RAMO

Dum MARO

Na ROMA

Ninguém MORA,

Mesmo que ORAM!

_________________

BOLA

Por causa dum jogo de BOLA,

Não BALO com ninguém!

_________________________

POESIA

APOIES mais a Literatura

POESIA em qualquer altura

Mesmo que sejais ESPIÃO!

______________________

Anagramas Versados 01

SOLTEI esse ESTILO literário

Para que LOTEIS de versos

Os LEITOS de vossos recantos.

__________________________

Obrigado e conto contigo, companheiro(a), nesse novo desafio. Agradeceria que, em caso de publicação, pudessem referenciar no título dos textos, a expressão "Anagramas Versados", para facilitar a contagem, até haver uma Categoria própria consignada em EXPERIMENTAL. EX.:

a) ANAGRAMAS VERSADOS (NA ROMA)

b) Na Roma (Anagramas Versados)

c) Anagramas Versados 001.

Abraços e Estamos juntos!

Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 19/10/2019
Reeditado em 06/04/2024
Código do texto: T6773747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.