INTÉRPRETES OU "HERDEIROS" DO EXISTENCIALISMO - PARTE II

1---MOVIMENTOS seguidores do EXISTENCIALISMO, hoje chamados de CONTRACULTURA ----- 1-GERAÇÃO BEAT - Grupo de artistas norte-americanos, em especial escritores e poetas, os BEATNIKS, ao final da década de 50 e começo de 60, levando vida nômade ou fundando comunidades: 'boêmios hedonistas' em celebração à conformidade e à criação espontânea, sendo o embrião do movimento HIPPIE, inclusive em fusão posterior. JOHN LENNON se inspirou na palavra 'beat' para batizar o grupo musical britânico "The Beatles"" (Liverpool, 1960/70). ----- 2-MOVIMENTO HIPPIE - Contracultura dos anos 60, em relativa popularidade nos anos 60 nos States, embora com muita força no Brasil e outros países neste período final. Célebre frase do "PEACE AND LOVE" (paz e amor) - questões ambientais, prática de nudismo e emancipação sexual: ideias acatadas no mundo. Vida comunitária, socialismo libertário ou vida nômade, comunhão com a natureza, negação do nacionalismo e da Guerra do Vietnã e de todas as guerras, adesão ao budismo e a religiões das culturas nativas norte-americanas (em desacordo com os valores tradicionais da classe média ou burguesia e da economia capitalista mundiais). Tempo do cabelo comprido, feminino ou masculino, faixa na testa, roupa velha rasgada-desbotada contra o consumismo exacerbado, calças boca-de-sino, camisas tingidas (corantes vegetais), roupas de inspiração indiana, cores berrantes em apologia à psicodelia, pés com sandálias rústicas ou descalços (sentir a força da terra), flor no cabelo, incenso e meditação com caráter simbólico e quase religioso, misticismo, uso de alucinógenos visando a liberação da mente, fome intelectual insaciável.

2---Slogan "Make love, not war" - entre os anos 60 / 70, palavra de ordem de milhares de manifestantes que se punham à guerra States X Viet Nam. Precursores foram os BEATNIKS (derivado destes palavra, JOHN LENNON "batizou" a banda britânica de "The Beatles") que antecederam os HIPPIES, bem mais radicais de liberdade plena, inclusive sexual. ----- Em 2019, 50 anos da mítica Aldeia de Arembepe, no litoral da Bahia, braço tupiniquim do movimento HIPPIE, que capturou mente e corações de jovens do mundo inteiro em busca de paz, liberdade e amor. Mudanças, contradições... Então, movimento de contracultura. E pelas areias baianas passaram personalidades internacionais - MICK jAGGER, JANIS JOPLIN, ROMAN POLANSKI. JACH NICHOLSON - e nativos - RITA LEE e JOSÉ SIMÃO... muitos outros "doidões". Haverá um livro, autores PAULO MIGUEZ, historiador, e GRINGO CARDIA, cenógrafo e artista gráfico, este à frente do projeto de criação de um parque ecológico naquele local, como resgate da revolucionária geração hippie.

3---Atualmente, no Brasil, ainda restauram poucas comunidades - vilarejo Trindade, no Rio de Janeiro, São Tomé das Letras em Minas Gerais, e Trancoso na Bahia.

---------------------------------------

LEIAM meus trabalhos "Repito o que me contaram..." - Início, II e III --- "Geração(-ões) rebelde(-s)" - I, II, III --- Hippies: origem gótica? --- Projeto "mala única".

FONTE:

"Faça amor, não faça guerra", noticiazinha (ítem 2), de TELMA ALVARENGA - Rio, jornal O GLOBO, 15/11/19.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 15/12/2019
Código do texto: T6819698
Classificação de conteúdo: seguro