O SOFRIMENTO SAUDÁVEL

Prólogo

Existirá sofrimento saudável? Ouso responder sem receio de estar escrevendo um devaneio. Sim. Mas isso requer amadurecer. Descobrir que sofrer algumas perdas é inevitável, mas que não precisamos nos agarrar à dor para justificar nossas existências. Evitar o vitimismo hipócrita e manipulador já é um excelente início.

PARA CUIDAR DA DOR ALHEIA

No reconhecimento e cuidado saudável do próprio sofrimento, nos habilitamos para reconhecer e cuidar das dores alheias sem esperar gratidão. E tendo em vista que a vida terrena é uma necessária peregrinação, devemos extrair das vivências complicadas e difíceis o aprendizado (poucos conseguem) para a evolução fraterna.

E a partir desse refinamento evoluirmos em sabedoria e graça. Isso pode significar que tenhamos visitado os pontos nevrálgicos e relevantes de nossa trajetória terrena. Nesse caso: Houve evolução sociocultural e afetiva.

Caso contrário teremos apenas sofrido sem proficiência e desperdiçado a maravilhosa vida que graciosamente nos foi concedida pelo onisciente Arquiteto do Universo.

Enfim, quando a dor é muito grande, o sofrimento se transmuda em silencioso tormento. Se não acontecer assim precisaremos trabalhar nessa transformação para não transferir aos outros, pelo uso da vitimização, esse real ou imaginário padecimento.

CONCLUSÃO

Convém não esquecer jamais essa verdade: O fator determinante da vitória não são as escolhas, mas sim as renúncias apoiadas pelo amor e excelsas tolerância e inteligência emocional.

Para isso será necessário cultivar o amor, sublimar virtudes, cultuar a fraternidade, enaltecer as positividades do próximo; erguer bem alto a bandeira da paz. Ah! Sorrisos, beijos e abraços (depois que essa danosa pandemia sumir tão de repente como surgiu) poderão ser explorados sem economias.

Escrevo isso porque, atualmente, de dor e sofrimento o mundo transborda como um vale de lágrimas em detrimento dos sorrisos espontâneos. Mas o sofrimento poderá ser saudável! É preciso apenas aprender a não sofrer por quem se diz feliz sem você.