LITERATURA - AFINAL, O QUE É LITERATURA?

Em primeiro lugar, a palavra “literatura” vem do latim littera e tem por significado o ensino das primeiras letras. Somente com o tempo é que foi recebendo outros significados, como “arte das belas letras”, “arte literária” e “poesia” no século XVIII em detrimento do termo “literatura”, devido ao fato de que nessa época o culto da imaginação havia entrado em moda e era muito valorizado.

Apenas no final do século XVIII e início do século XIX é que o termo “literatura” passou a ser empregado para se referir a textos escritos ou impressos, passando também a significar “o conjunto da produção literária de um determinado país”, por isso, “cada país possuiria uma literatura com caracteres próprios, uma literatura que seria expressão do espírito nacional e que constituiria, por conseguinte, um dos factores relevantes a ter em conta para se definir a natureza peculiar de cada nação. Sintagmas como literatura alemã, literatura francesa, literatura italiana, etc., foram-se tornando de uso frequente”. (SILVA e AGUIAR, p. 7, 2007).

É importante saber que não existe uma definição clara de Literatura, mas sim conceitos. Afinal, essa questão vem sendo pensada há mais de 2500 anos, pois de acordo com Silva e Aguiar (p. 14, 2007) trata-se de um processo histórico ininterrupto de produção de novos textos ao longo do tempo, que assim como podem representar na época de seu aparecimento uma novidade e uma ruptura imprevistas sobre os textos já conhecidos também podem propiciar modificações profundas e severas nos textos produzidos até então, proporcionando ou determinando novas possiblidades de leituras desses mesmos textos.

Assim, os conceitos vêm mudando ao longo do tempo devido aos critérios adotados para se considerar uma obra como literária, entre eles a originalidade, a permanência dessa obra ao longo dos séculos, o emprego da linguagem na obra, a importância histórica e cultural da obra dentro do país em que foi criada, a universalidade, etc.

Vejamos então alguns conceitos de diversos autores, estudiosos e críticos literários de variadas épocas:

"Arte Literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra". (Aristóteles, Grécia Clássica)

"A Literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem". (Louis de Bonald, pensador e crítico do Romantismo francês, início do século XIX)

"Literatura é linguagem carregada de significado. Grande literatura é simplesmente linguagem carregada de significado até o máximo grau possível”. (Ezra Pound)

"Tal é, pois, a "verdadeira" e "pura" literatura: uma subjetividade que se entrega sob a aparência de objetividade, um discurso tão curiosamente engendrado que equivale ao silêncio; um pensamento que se contesta a si mesmo, uma Razão que é apenas a máscara da loucura, um Eterno que dá a entender que é apenas um momento de História, um momento histórico que, pelos aspectos ocultos que revela. remete de súbito ao homem eterno; um perpétuo ensinamento, mas que se dá contra a vontade expressa daqueles que ensinam". (Jean-Paul Sartre)

"A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza, diferentes dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social. A verdade estética – desde Aristóteles que se sabe – é diversa da verdade histórica. O artista literário cria ou recria um mundo de verdades que não são mensuráveis pelos mesmos padrões das verdades fatuais. Os fatos que manipula não têm comparação com os da realidade concreta. São as verdades humanas gerais, que traduzem antes um sentimento de experiência, uma compreensão e um julgamento das coisas humanas, um sentido da vida, e que fornecem um retrato vivo e insinuante da vida, o qual sugere antes que esgota o quadro. A Literatura é, assim, a vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana". (Afrânio Coutinho)

"A literatura é como o sorriso da sociedade. Quando a sociedade ela está feliz, o espírito se lhe reflete nas artes e, na arte literária, com ficção e com poesias, as mais graciosas expressões da imaginação. Se há apreensão ou sofrimento, o espírito se concentra grave, preocupado, e então, histórias, ensaios morais e científicos, sociológicos e políticos, são-lhe a preferência imposta pela utilidade imediata". (Afrânio Peixoto)

Desse modo, podemos resumir a Literatura nas palavras proféticas do Prof. Vitor Manuel de Aguiar e Silva:

"A literatura não é um jogo, um passatempo, um produto anacrônico de uma sociedade dessorada, mas uma atividade artística que, sob multiformes modulações, tem exprimido e continua a exprimir, de modo inconfundível, a alegria e a angústia, as certezas e os enigmas do homem. [...] E assim há de continuar a ser com os escritores de amanhã. Apenas variará o tempo e o modo".

BIBLIOGRAFIA:

MOISÉS, M. A criação literária: poesia e prosa. 1 ed. São Paulo: Cultrix, 2015.

SILVA e AGUIAR de MANUEL, V. Teoria da Literatura. 8 ed. Coimbra: Almedina, 2007.

Alessa B
Enviado por Alessa B em 17/02/2021
Código do texto: T7186583
Classificação de conteúdo: seguro