3- Linguística – A PALAVRA: Os diferentes modos de estudar a PALAVRA: Significado e Significante; as Sílabas; a Acentuação

I - O QUE É UMA palavra

Todos nós sabemos que COMUNICAMOS por meio das PALAVRAS devidamente ORGANIZADAS,

conforme exemplificámos no capítulo 15.

Cada Língua tem o seu modo próprio de organizar as palavras –

- cada Língua tem o seu CÓDIGO.

I - Então, deveremos começar por perguntar:

O QUE É UMA palavra?

Uma PALAVRA é o resultado da ASSOCIAÇÃO de

= um SOM articulado por UMA pessoa: o FALANTE, ou Emissor

e

= um SIGNIFICADO conhecido por TODOS os FALANTES, ou Receptores:

Exemplo:

Tomemos um exemplo muito simples: vamos PRONUNCIAR a palavra "CASA":

– O que acontece?

Acontecem dois fenómenos simultâneos,

dos quais nem nos apercebemos:

A– No nosso CÉREBRO, surge a "imagem" genérica de uma "casa, uma HABITAÇÃO" -

que é o SIGNIFICADO ou "imagem mental", ou CONCEITO

B– Ao mesmo tempo, o nosso APARELHO FONADOR emite os SONS necessários para dizermos "CASA"

Ora bem:

o conjunto de A (o CONCEITO) + B (o SOM pronunciado) = a "PALAVRA" ou "SIGNO LINGUÍSTICO"

O que acabamos de dizer, parece uma coisa comum, vulgar... Parece uma coisa que toda a gente sabe, não é?

Mas é muito importante. PORQUÊ?

1- Porque UMA palavra pode ter VÁRIOS SIGNIFICADOS:

Exemplo:

DENTE – pode ser: = um DENTE de um ser humano ou de um animal;

= o DENTE de um pente;

= até mesmo... um "dente-de-alho"!

2- E também porque poderemos ter VÁRIAS PALAVRAS para UM mesmo SIGNIFICADO:

Exemplo: para a ideia de HABITAÇÃO, poderemos usar: casa, andar, apartamento, mansão, vivenda, palácio.....

Aqui, é útil lembrar que, sobretudo em Poesia,

o SOM das palavras é muito importante

e permite

criar EFEITOS SONOROS que dão realce aos poemas, como veremos mais tarde.

II – Os diferentes modos de estudar a PALAVRA:

As PALAVRAS podem ser analisadas sob diferentes perspectivas:

Hoje estudaremos as PALAVRAS apenas sob o seu aspecto físico: o número de Sílabas que as compõem, e o efeito sonoro que produzem nos ouvintes.

= ...Quanto ao número de Sílabas:

As PALAVRAS são compostas por SÍLABAS.

E então, CLASSIFICAMOS as palavras quanto ao número de sílabas que as compõem:

Exemplo:

UMA só sílaba - MONOSSÍLABO

oh…

à

um

a

DUAS sílabas - DISSÍLABO

a-ve

ca-sa

me-sa

lo-ja

TRÊS ou mais sílabas - TRISSÍLABO ou Polissílabo

pa-la-vra

po-e-ma

ca-sa-co

QUATRO sílabas ou mais - POLISSÍLABO

au-to-ca-rro

sa-bo-ne-te

li-mi-nar-men-te

= Quanto à posição da SÍLABA TÓNICA dentro da PALAVRA:

Como dissemos atrás, as PALAVRAS têm SOM!

Nós OUVIMOS as PALAVRAS, e somos sensíveis à sua “música”!

A sílaba com mais sonoridade é a SÍLABA TÓNICA.

As outras sílabas, são as SÍLABAS ÁTONAS (significado: a (negação) + TOM ou som = “SEM SOM”)

Por tudo isso, precisamos de CLASSIFICAR as palavras quanto à posição da sua SÍLABA predominante – ou seja, quanto à posição da sílaba tónica:

PALAVRAS AGUDAS (Há quem diga OXÍTONAS)

- o ACENTO TÓNICO faz sobressair a ÚLTIMA sílaba:

caFÉ

chaPÉU

crisTÃO

muSEU

CÃO

REI

mausoLEU

breTÃO

PALAVRAS GRAVES (Há quem diga PAROXÍTONAS)

- o ACENTO TÓNICO faz sobressair a PENÚLTIMA sílaba:

GAto

saPAto

raInha

caVAlo

aÇÚcar

interVAlo

agraDÁvel

aMARgo

TRISte

aLEgre

sauDÁvel

MAStro

naVIo

PALAVRAS ESDRÚXULAS (Há quem diga PROPAROXÍTONAS)

o ACENTO TÓNICO faz sobressair a ANTEPENÚLTIMA sílaba:

MÁquina

eLÉCtrico

fanTÁStico

eCLÉtico

foNÉtica

graMÁtica

PRÁtica

MÁgica

eLÁStico

PLÁStico

MÉdico

SÍNdico

Alguns Leitores poderão fazer várias observações ou perguntas...

Por exemplo:

Perguntarão:

– Para que é que serve saber isto?

A esta pergunta, eu responderia assim:

– Eu gosto das palavras “pequenas”... palavras “breves”... Nos meus

poemas, procuro sempre as palavras pequenas, as palavras de duas

sílabas: os dissílabos....

– Porquê?

– Porque me parece que o poema fica mais delicado, mais suave, com o

som mais equilibrado... E com mais ritmo.

Do mesmo modo, procuro sempre evitar as palavras esdrúxulas...

– Porquê?

– Porque me parece que as palavras esdrúxulas dão um tom muito

pomposo, demasiado vistoso... E eu gosto do poema mais sóbrio...

Claro que isto não é nenhuma regra! Ou seja, o que é válido para mim, não tem que o ser para as outras pessoas.

Estou apenas a tentar dizer que o Conhecimento nos facilita ESCOLHER O NOSSO PRÓPRIO ESTILO.

NOTA:

Oportunamente, em capítulos futuros, voltaremos a este assunto!

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR:

sobre - Código Linguístico:

CÓDIGO - by Carlos Ceia

https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/codigo/

sobre - Signo linguístico:

Este tema está explicado com clareza e simplicidade no artigo da Wikipedia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Signo_lingu%C3%ADstico

Myriam

Março 2021

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 06/03/2021
Reeditado em 01/11/2022
Código do texto: T7199777
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