SONHOS IRREALIZÁVEIS

Prólogo

Viva da melhor forma que puder sua infância, adolescência e vida adulta. Na velhice deguste o melhor vinho ou bebida predileta como se fosse o néctar dos deuses. Isso por uma razão, talvez singular: A vida material é curta. Há sonhos impossíveis de acontecerem e existem dores, angústias e frustrações que não podemos evitar e tampouco prever.

Entre mim e meus diletos leitores é cogente, isto é, racionalmente necessário, que haja comunicação reta e certa nos nossos propósitos e sempre em sintonia com mútuos anseios. Se isso não ocorrer nossas mentes ficarão incompreendidas, cheias de ideias esconsas e confusas.

APEGUE-SE ÀS NOVAS CHANCES

Se você desperdiçou alguma oportunidade durante sua juventude... Tente mudar sua vida. Estude, pesquise. Reveja seus conceitos e opções. Fique mais esperta (o)! Caso surja uma nova chance para se redimir de alguma desídia voluntária ou não opte por não a desperdiçar, mas jamais esqueça de uma verdade: Há sonhos irrealizáveis!

Não adianta sonhar um momento de um tempo que passou. Entenda, não estou lhe induzindo à vitimização ou pessimismo, mas é fato que os meus e os seus sonhos mais coloridos são (serão) potencializados na velhice. É certo que as desilusões pelo cansaço, indisposições e doenças naturais, também estarão se digladiando com os nossos devaneios para torná-los cinzentos.

A VANTAGEM DE SER REALISTA

E no meio do turbilhão de fogo e fumaça de um imenso e caudaloso rio, nossas esperanças serão despedaçadas à medida que elas transformam nossos sonhos brilhantes, como o arco-íris de nossa imaginação, em manchas sem cor ou como uma nódoa negra de crudelíssima desesperança.

Não estou sendo pessimista, mas realista do alto de minha experiência nas áreas socioafetiva e profissional. Ensino, porque assim procedo, e aconselho: Não percamos nossos preciosos tempos com um ou alguns prazerosos sonhos coloridos irrealizáveis.

Queiramos ter sonhos plausíveis de realizações e trabalhemos com equilíbrio, qualificação e determinação para a materialização desse feito grandioso. Essa prática certamente evitará danosas frustrações.

CONCLUSÃO

Procurar entender o significado dos sonhos ajuda a nos conhecermos melhor. E quando nos conhecermos o suficiente teremos a oportunidade de viver uma vida mais tranquila, sem criar expectativas mirabolantes, caminhando sobre areia movediça ou campo minado.

Não é à toa, isto é, sem motivo, que um dos livros mais importantes e conhecidos de Sigmund Freud haja sido a “Interpretação dos Sonhos”, que causou polêmica ao ser lançado em 1900.

Felizmente eu e você podemos sonhar colorido com sonhos irrealizáveis, mas é preciso não se deixar transformar num visionário inconsequente a ponto de sonhar voando e, quando acordar, querer pular de um edifício, ponte ou montanha imaginando ser possível voar como uma águia majestosa.

É de bom grado ter equilíbrio suficiente para aceitar que a esperança é uma droga alucinógena, que nos faz sonhar sonhos mortos e abandonar a realidade nua e crua da vida material.