VIAGEM AO MUNDO LITERÁRIO

Resolvi fazer uma viagem, sem itinerário preestabelecido. Fui fazendo escalas entre o real e o imaginário.

Resolvi conhecer OS SERTÕES, de gente sofrida, mas ao mesmo tempo batalhadora e feliz. O SOL NA CABEÇA me fez refletir como se pode sobreviver em local tão árido! Em tempos de VIDAS SECAS muitos vão sobrevivendo a este caos. Contudo, nos condomínios de luxo, nos arranha-céus e nos bairros nobres também há vidas secas: secas de amor, de compaixão, de companheirismo, de enxergar o próximo, etc. Estes são OS MISERÁVEIS contemporâneos, que tendo O BANQUETE diário, não se preocupam com ninguém à sua volta. É cada um achando-se como O SENHOR DOS ANÉIS. Haja vista que é preciso pensar que O SOL É PARA TODOS, ou seja, todos têm o direito à uma vida digna.

DE PORTA EM PORTA mantive a trajetória. Decidi conhecer O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO. De lá se avista O MORRO DOS VENTOS UIVANTES, contornado por uma estrada. Nesta, todos os dias passam: O VENDEDOR DE SONHOS e O PAGADOR DE PROMESSAS. O primeiro, deseja que cada um continue escrevendo a própria história e pede que cada humano SEJA LÍDER DE SI MESMO; o segundo, atualizadíssimo que é, paga as suas promessas com pix ou cartão. Celular e maquininha dão o suporte necessário.

O meio de transporte que utilizo nessa viagem é a imaginação, evitando o uso de poluentes, para não causar danos ao planeta. Baste que eu abra uma página e me deparo em locais d’antes jamais pisados por mim.

Em alguns lugares fui recebido com certa desconfiança. Pode ser que tenham visto NA MINHA PELE algo que representasse risco para eles, ou mesmo devido ao modo como me visto. É muito ORGULHO E PRECONCEITO! Me senti como O ESTRANGEIRO em terra de ninguém, pois o mundo vive uma grande PSICOSE.

Será que a família humana está NA IMINÊNCIA DO EXTERMÍNIO?

Muitos modos de viver precisam ser mudados, na prática, porque A TEORIA DE TUDO é como ser louco: todo mundo tem um pouco disso. Mas precisa-se compreender que CRIME E CASTIGO andam lado a lado. A justiça tarda, mas não falha.

A COISA fica feia mesmo é quando se pensa que é O PEQUENO PRÍNCIPE, degustando em seus aposentos a LARANJA MECÂNICA.

Comentam que ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS escreveu cartas para várias amigas e amigos. A GAROTA DO LAGO foi uma das destinatárias. Esta, por sua vez, não correspondeu, pois misteriosamente desapareceu.

Fiz escala também nos recônditos da Segunda Guerra Mundial, passando por vários campos de concentração, em alguns países da Europa. O que se concentrou ali foi um grande horror, verdadeiro massacre humano! Estive em Auschwitz. Percebi que DEPOIS DE AUSCHWITZ, o ser humano que consegue pensar minimamente no próximo, sai de lá sendo O COLECIONADOR DE LÁGRIMAS. Porém, sei que há pessoas de todo o tipo. Tem até O COLECIONADOR DE OSSOS! Muitos sofreram na pele, durante aquele período, ficando frente a frente com O TATUADOR DE AUSCHWITZ. Vai entender o ser humano, né? Porque ainda naquela região, conheci e li O DIÁRIO DE ANNE FRANK, escrito por uma garotinha que, mesmo se escondendo dos horrores da Guerra, não conseguiu sair com vida. Curiosamente, o sobrenome de Anne forma o início do nome da cidade em que a mesma nasceu: Frankfurt. Ler os escritos de quem vivenciou a Guerra é bem diferente de ler os escritos de quem apenas fala da Guerra. Foi por lá também que tomei conhecimento sobre A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS. Foram roubos a serviço do conhecimento. Muitos dizem que a culpa é da sociedade. Há ainda aqueles que julgam que A CULPA É DAS ESTRELAS. Até os astros acabam pagando pelos erros humanos. Só sei que mais de mil renasceram devido A LISTA DE SCHINDLER. Foram os bem-aventurados.

Entre culpados e inocentes, o que eu gostaria mesmo é de saber POR QUEM OS SINOS DOBRAM. Dizem que almas vagueiam por aí, trilhando em busca de uma resposta, visitando O INFERNO, O PURGATÓRIO e O PARAÍSO. Isso que é A DIVINA COMÉDIA! Neste contexto, envolvendo o espiritual, encontrei pessoas lendo a BÍBLIA; outros, lendo o ALCORÃO, enquanto outros, liam escrituras das mais variadas denominações religiosas.

De posse da BÍBLIA, compreendi que O MAIOR LÍDER DA HISTÓRIA, esteve entre os humanos, viveu, sofreu, foi humilhado e morto numa cruz. Isso foi há vinte séculos atrás. Você acredita? MAKTUB. Mas a cruz que a humanidade carrega hoje é a cruz da prepotência, da arrogância, da falta de amor, matando o planeta Terra, as pessoas e, consequentemente, a si mesmo. Ah, terráqueos!

Em meio a este caos, a humanidade precisa correr EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO. DOM QUIXOTE que o diga! Em suas andanças ele precisou se apressar para alcançar FORREST GUMP. Juntos, nesse confronto vivencial entre GUERRA E PAZ, se inseriram em uma verdadeira ODISSEIA.

Passando pelas florestas brasileiras, percebi que quem sofreu com a imposição europeia foi IRACEMA. Seu povo também foi testemunha de tais abusos de poder culturais e de maneiras distintas. Foram períodos de muita deculturação!

Percebi que a paz não havia chegado a todos os cantos, quando TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA me falou da sua história de vida. E que história!

Nos caminhos e encontros da vida, nunca presenteie a pessoa amada com A ROSA DE HIROSHIMA, sem perfume, que esteriliza, amputa membros e extermina víveres aos milhares.

Com que objetivo se intitular O ALQUIMISTA da vida? Ouro mesmo é ter o pão sobre a mesa, verdadeiros amigos, um suporte familiar e livros às mãos.

Ainda em viagem, ao adentrar-me na TENDA DOS MILAGRES conheci alguns ritos das nossas matrizes africanas, que em paralelo a IRACEMA, juntamente com OS LUSÍADAS, contribuíram para a formação dessa nação multicultural e multirracial que é o Brasil. Exceto as tribos isoladas, que vivem no mínimo de floresta que ainda resta, raramente há ser humano, por aqui, cujo sangue seja de apenas uma etnia. Apesar de todos os problemas que assolam os vários “Brasis”, do Monte Caburaí ao Arroio Chuí, bem como Ponta do Seixas à Serra Contamana, como o racismo, feminicídio e a falta de oportunidades, isso não nos impede de bradar e felicitar: VIVA O POVO BRASILEIRO!

Refletir sobre O PASSADO DO FUTURO E O FUTURO DO PASSADO é um passo para compreender as GERAÇÕES EM EBULIÇÃO. Ou então se adentre em SAPIENS: UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE e compreenderás que a espécie humana é uma grande e complexa família, o que nos permite entender que cada um é humano. Contudo, não são poucos os que se acham um HOMO-DEUS. Vacine-se contra isso! Ou inexiste antídoto?

Nessa minha viagem pude estudar as 21 LIÇÕES PARA O SÉCULO XXI. Século este que já se encontra marcado por uma situação atípica, devido à pandemia. Precisamos lutar por um futuro melhor. Que futuro? O teremos? Mas, e DEPOIS DO FUTURO? Ande, voe, pedale, corra, navegue, cavalgue, até rasteje – lhes faltarem os membros - ou transponha o portal do tempo na viagem ao mundo literário e terás a resposta. Ou não? Enquanto houver dúvida haverá a busca por mais conhecimento. Não passamos de meros heróis ou vilões. Cá entre nós, reflitamos: não somos deuses, tampouco semi-deuses, muito menos HOMO-DEUS. A máquina pode estar em nós ou nós nela. Porém, com toda essa reciprocidade conectiva, mesmo lado a lado, estamos distantes; e enquanto distantes, transpomos as barreiras territoriais, ainda somos humanos, errantes e aprendizes.

Gilvanio Correia de Oliveira.

Itanhém – BA, 06/11/2021.

semlimitespravencer@gmail.com