DEVANEIOS DE UM ESPÍRITO ATORMENTADO

Prólogo

Neste escrito, despretensioso de aplausos, sem ufanismo, deixei emergir de meu interior essa virtude rara. Quero dedicar este escrito a todos os seres humanos com espíritos atormentados. – (Nota do Autor).

“Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade.”. – (Sócrates).

Idoso, Eugênio vive hoje recluso onde não lhe falta o conforto material, sem ostentação, em sua mansão de 420 metros quadrados de área construída. Embora atormentado, ele não se deixa abater pelo abandono afetivo dos amigos e familiares ingratos.

DEVANEIOS DE EUGÊNIO NUMA MANHÃ SOMBRIA

A honestidade se alimenta de luz. Portanto, não alimento expectativas surreais, apagadas, sem brilho e tendenciosas a causarem tormentos socioafetivos.

Não espero nada de ninguém... Sejam atitudes positivas ou negativas. Em questões pessoais, discreto, mantenho-me neutro, mas não omisso. Entendo que ser honesto é encher a mim mesmo de luz em forma de um caráter ilibado.

Conquanto eu não seja o dono da verdade, acredito que a Justiça acerta quando atesta minha inocência e/ou condena meus adversários culpados. Não tenho inimigos!

E por falar sobre adversários culpados explico a razão pela qual jogo xadrez comigo mesmo. Parece loucura, mas há uma vantagem impagável. Perdendo ou ganhando sou sempre o jogador que não humilha o adversário.

AS BENEVOLÊNCIAS SÃO GRATUITAS

Não sou sovina nem ranzinza, tampouco sou perdulário! Por isso não sou mal-humorado e gasto sempre menos do que tenho. Ora, as melhores coisas da vida são prazerosamente gratuitas: Trabalhos voluntários, abraços, sorrisos, amizades, beijos; pensamentos positivos, dormir, sonhos coloridos em bosques imaginários; amor e boas lembranças do passado.

MINHA CONCLUSÃO

No tormento provocado pela saudade há uma forte dose de esperança muito bem guardada. Esse tesouro, que poucas pessoas possuem, só poderá ser encontrado por uma criança cuja sabedoria só será revelada no momento oportuno.

Hoje, é possível que a tempestade amarfanhe o coração cansado e atormente a mente esperançosa agrilhoando-a com a aflição e ameaçando-a com as conturbações nigérrimas da vida material.

Mas Eugênio não deve esquecer, porém, de que amanhã será outro dia com sol esplendoroso e ar perfumado.... E haverá sorrisos de crianças e pássaros voejando para alegrar os ingratos e os espíritos atormentados.