Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Acúrsio, o maior dos glosadores

        Francesco Acúrsio (1182-1260) foi um jurista italiano e influente professor da Universidade de Bolonha.
        Representante da “Escola dos Glosadores” ou “Escola de Bolonha”, que tinha por finalidade reconstruir o Direito Romano a partir do Corpus Juris Civilis, é considerado o renovador do Direito Romano.
O monge Irnério, de origem germânica, foi o fundador da referida escola jurídica dos glosadores, mas foi Acúrsio o mais expressivo representante.
        Depois de quarenta anos de magistério, recolhido à sua quinta Ricardina, escreveu a “Magna Glossa”, com noventa e seis mil glosas, obra fundamental de interpretação e consulta que gozava de imenso prestígio por parte dos tribunais, que acolhiam os seus enunciados como se leis fossem.
        Conforme o Dicionário Houaiss, “glosa é uma anotação em um texto para explicar o sentido de uma palavra ou esclarecer uma passagem”. Portanto as glosas eram anotações realizadas nas entrelinhas ou às margens do texto original, que visavam esclarecer quanto à inteligência do sentido das palavras contidas no Corpus Juris Civilis.
        Em Portugal as glosas eram utilizadas como fonte de direito imediato, depois mediato, até que a sua utilização fosse vetada pela “Lei da Boa Razão”, de inspiração pombalina.
DJAHY LIMA
DJAHY LIMA
Enviado por DJAHY LIMA em 06/06/2018
Código do texto: T6357542
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
DJAHY LIMA
Natal - Rio Grande do Norte - Brasil, 66 anos
86 textos (57728 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/06/18 19:07)
DJAHY LIMA