Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Roteiro Turístico para o Ensino de Direito Romano

Introdução:

 --- O ensino de Direito Romano evoca uma época e uma localização específicas. Conservam-se preservadas, até os dias atuais, inúmeras construções datadas do tempo do Império Romano, tanto em Roma, como em locais que foram antigas províncias romanas.

Objetivo:

 --- Elaborar um roteiro turístico para o ensino de Direito Romano.

Metodologia:

 --- identificação do conteúdo programático da disciplina Direito Romano;
 --- pesquisa bibliográfica sobre a matéria (Institutas de Gaius e Justiniano, Moreira Alves);
 --- pesquisa em guias turísticos visuais da Itália (e também França e Turquia), para identificação de locais relacionados à Roma antiga;
 --- associação de conteúdos da disciplina aos determinados locais;
 --- organização sequencial do roteiro de locações a serem visitadas e das miniaulas a serem proferidas em cada uma delas;
 --- apresentação inicial da proposta para turistas leigos;
 --- validação da adequação didática da proposta pela especialista professora da disciplina;
 --- verificação da viabilidade logística da proposta por agentes de turismo especializados em roteiros de nicho.

Resultados:

 --- O roteiro inclui, inicialmente, locações na cidade de Roma, como o Fórum Romano, de César, de Augusto e de Trajano, o Coliseu, o Monte Palatino, os arcos, fontes, pontes, termas (de Caracalla, p.ex.) e aquedutos romanos, o Panteon, a Via Appia e os Museus Capitolinos.
 --- Também inclui, em visita à cidade de Pompeia, as ruas, praças, casas, villas, lojas, mercados, teatros, termas, templos e santuários, e, na visita à cidade de Nápoles, o Museu Arqueológico.
 --- Avançando para o período bizantino, do Império Romano do Oriente, o roteiro inclui ruas, praças, teatros, templos, termas, biblioteca, lojas e residências da cidade preservada de Éfeso, na Turquia; e a cidade antiga de Constantinopla, incluindo Hagya Sophia, as termas e cisternas, o fórum, o hipódromo e as muralhas de Teodósio, em Istambul.
 --- Foi incluída como opcional a visita a ruínas da Gália (Alise-Ste-Reine, Museu Arqueológico de Châtillon-sur-Sein e Parc Astérix) na França.

Conclusão:

 --- Permanecem até hoje disponíveis para visitação diversas locações datadas do período da Roma antiga, que correspondem aos locais em que o Direito Romano foi aplicado e se desenvolveu.
 --- A realização de miniaulas nessas locações parece ter amplo potencial como possibilidade para estudos, com o imenso benefício da memorização pela experiência vivencial in loco, e também parece ter viabilidade logística e apelo comercial.
Aline Malanovicz
Enviado por Aline Malanovicz em 13/10/2019
Código do texto: T6768657
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (MALANOVICZ, Aline Vieira. "Roteiro Turístico para o Ensino de Direito Romano". Porto Alegre, 13 outubro 2019. Disponível em: ). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Aline Malanovicz
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 39 anos
388 textos (376280 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/11/19 23:32)
Aline Malanovicz