Roteiro Turístico para o Ensino de Direito Romano

Introdução:

--- O ensino de Direito Romano evoca uma época e uma localização específicas. Conservam-se preservadas, até os dias atuais, inúmeras construções datadas do tempo do Império Romano, tanto em Roma, como em locais que foram antigas províncias romanas.

Objetivo:

--- Elaborar um roteiro turístico para o ensino de Direito Romano.

Metodologia:

--- identificação do conteúdo programático da disciplina Direito Romano;

--- pesquisa bibliográfica sobre a matéria (Institutas de Gaius e Justiniano, Moreira Alves);

--- pesquisa em guias turísticos visuais da Itália (e também França e Turquia), para identificação de locais relacionados à Roma antiga;

--- associação de conteúdos da disciplina aos determinados locais;

--- organização sequencial do roteiro de locações a serem visitadas e das miniaulas a serem proferidas em cada uma delas;

--- apresentação inicial da proposta para turistas leigos;

--- validação da adequação didática da proposta pela especialista professora da disciplina;

--- verificação da viabilidade logística da proposta por agentes de turismo especializados em roteiros de nicho.

Resultados:

--- O roteiro inclui, inicialmente, locações na cidade de Roma, como o Fórum Romano, de César, de Augusto e de Trajano, o Coliseu, o Monte Palatino, os arcos, fontes, pontes, termas (de Caracalla, p.ex.) e aquedutos romanos, o Panteon, a Via Appia e os Museus Capitolinos.

--- Também inclui, em visita à cidade de Pompeia, as ruas, praças, casas, villas, lojas, mercados, teatros, termas, templos e santuários, e, na visita à cidade de Nápoles, o Museu Arqueológico.

--- Avançando para o período bizantino, do Império Romano do Oriente, o roteiro inclui ruas, praças, teatros, templos, termas, biblioteca, lojas e residências da cidade preservada de Éfeso, na Turquia; e a cidade antiga de Constantinopla, incluindo Hagya Sophia, as termas e cisternas, o fórum, o hipódromo e as muralhas de Teodósio, em Istambul.

--- Foi incluída como opcional a visita a ruínas da Gália (Alise-Ste-Reine, Museu Arqueológico de Châtillon-sur-Sein e Parc Astérix) na França.

Conclusão:

--- Permanecem até hoje disponíveis para visitação diversas locações datadas do período da Roma antiga, que correspondem aos locais em que o Direito Romano foi aplicado e se desenvolveu.

--- A realização de miniaulas nessas locações parece ter amplo potencial como possibilidade para estudos, com o imenso benefício da memorização pela experiência vivencial in loco, e também parece ter viabilidade logística e apelo comercial.