Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TODOS OS POVOS SERÃO LIBERTOS


*Nadir Silveira Dias


E não é porque eu queira, ou porque eu não queira, que todos os povos serão libertos.

Todos os povos serão libertos por uma exclusiva e única questão de ordem: A ordem existencial! A ordem existencial foi criada por Deus e somente Ele pode prender ou libertar. E nunca prendeu.

Deus somente liberta. E como ele não criou qualquer povo na condição de escravo, recluso ou tutelado, outra conclusão não há: Ao cabo e ao final, todos os povos serão libertos.

E serão libertos pelo próprio trabalho que desenvolvam e demonstrem ao longo da sua trajetória durante o tempo sob análise. Leia-se como tal a sua capacidade de se autogerir, como tantos e tantos têm demonstrado ao longo da história e, assim mesmo, insiste o Estado Unitário Central em impedir, por tais e tais causas que aponta, mas que, sejam quais forem, servem apenas e exatamente para manter atrelado a si e prestando-lhe mantença e recursos para o exercício do Poder que não querem mais sustentar.

Tudo, absolutamente tudo tem limites. E quem não quiser ver, ou insistir nesse ato de submeter, toma o rumo que tomaram tantas outras iniciativas desse teor que bem podem ter causado o desaparecimento de inúmeras civilizações de escol. Pois, sabidamente, as civilizações desaparecidas deixaram cada qual um legado que, ao que eu creio, nem sempre é lembrado, é pouco estudado, ou que sequer é conhecido da população. Mas algo as fez sumir.

E se Deus não fez qualquer civilização para sumir, mas, ao contrário, para crescer e se aperfeiçoar, como entender o seu desaparecimento?

Teria sido índice de natalidade inferior ao mínimo necessário para manter a própria etnia ou submetimento e mais submetimento dos semelhantes? Sim, pois se um povo cuida apenas de submeter o semelhante, não há como ter tempo pleno para cuidar da própria manutenção da espécie.

Todos os povos serão libertos!

Publicado no Jornal do Comércio, Porto Alegre, RS, em 05.02.2018: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2018/02/opiniao/609631-todos-os-povos-serao-libertos.html


* Jurista, Escritor e Jornalista
Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 18/10/2019
Reeditado em 18/10/2019
Código do texto: T6773171
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nadir Silveira Dias
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
1081 textos (161676 leituras)
2 áudios (62 audições)
4 e-livros (387 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/11/19 13:35)
Nadir Silveira Dias