Expectativas dos key-users quanto à adoção de sistema de controle financeiro (IPTEC, v8 n2 2020)

Sinopse
Entre os fatores que podem motivar o sucesso dos projetos de desenvolvimento e aplicação de tecnologia estão as expectativas e a aceitação da implantação de novos sistemas de informação. Nessas condições, o objetivo desta pesquisa é identificar, no contexto de uma empresa pública do setor financeiro, quais são as expectativas dos usuários-chaves em relação à implantação de um novo sistema de informação, analisando-as segundo o modelo da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT). A coleta de dados foi realizada através de entrevistas johpor telefone e de questionário enviado por e-mail em março de 2019 para os sujeitos selecionados – usuários-chaves dos processos que devem ser suportados pelo novo sistema. Como resultado, foram identificadas, na pesquisa, as variáveis do modelo UTAUT para intenção de uso, quais sejam: expectativa de desempenho (confiabilidade das informações, utilidade do sistema, agilidade na realização das tarefas, melhoria geral no trabalho), expectativa de esforço (interação com o novo sistema, agilidade no uso do sistema, facilidade de uso do sistema, dificuldade em aprender) e influência social (opinião das pessoas influentes, prestígio das pessoas que utilizam o sistema, auxílio do gestor, apoio geral da empresa). Também foram identificadas variáveis moderadoras (sendo elas: gênero, idade, experiência, voluntariedade) e expectativas positivas quanto às condições facilitadoras.
Autor:
Aline Malanovicz
Formato:
pdf
Tamanho:
394 KB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
19/12/2020
Classificação:
seguro