O Ecomuseu como ferramenta pedagógica e de integração.

Sinopse
A escola é, em nossa concepção, um lugar onde além de se transmitir conhecimentos, formam-se cidadãos, sendo assim, acreditamos que ela deve ser capaz de oferecer uma base cultural comum a todos os alunos, pois na escola os alunos formam suas identidades no âmbito individual e coletivo e estabelecem relações com diferentes grupos sociais, assim inicia-se a chamada socialização secundária. O processo ensino/aprendizagem deve incluir variadas possibilidades pedagógicas que estimulem um olhar mais amplo sobre a diversidade cultural.Os museus locais, de perfil comunitário buscam, com a participação da população, ter o museu como um importante instrumento para o desenvolvimento e para o entendimento de sua realidade. Apreender seu território, sua paisagem, seus patrimônios, suas memórias, suas histórias, conhecer a si mesmo, e a partir dai revigorar a autoestima, elemento basilar para que ocorra um diálogo mais democrático, que permita escutar os ecos do silêncio...
Autor:
Bianca Wild
Formato:
docx
Tamanho:
29 KB
Enviado por:
Bianca Wild
Enviado em:
31/05/2015
Classificação:
seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.