A dialética na produção do espaço e do homem: a globalização como se apresenta nos dias atuais, e a construção da psique humana.

Sinopse
RESUMO O homem através do trabalho produz espaço, e através das inovações que agrega à técnica, novas formas de realizar o trabalho, e à medida deste, novas formas de organizar e de perceber, a si mesmo e o espaço, de modo dialético. O homem é movido à ação, a partir das suas necessidades, demandas internas; e o faz de forma coletiva, em sociedade, pois de outra forma não seria possível a existência do próprio homem. Buscar compreender o espaço a partir destas demandas internas do homem – que se revelam nos processos internos que o motivam à ação, ou seja, a partir da sua psique – e também, compreender o homem - é tomar a psicologia na geografia, é abrir novas possibilidades na construção do saber geográfico (na geografia crítica), e, assim entender o quão perverso os processos espaciais atuais, traduzidos principalmente no modelo atual de globalização, se apresentam ao homem. Palavras-chaves: Espaço, homem, psique, ego, globalização, globalização perversa.
Autor:
Gregório Borges
Formato:
pdf
Tamanho:
139 KB
Enviado por:
Gregório Borges
Enviado em:
04/05/2010
Reeditado em:
12/09/2010
Classificação:
seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.