A concepção de Cartografia no ensino médio na escola pública: um estudo de caso.

Sinopse
O presente trabalho mostra o nível da concepção cartográfica que os alunos do 3º ano noturno, do Colégio Plínio Carneiro da Silva na cidade de Teofilândia-Ba, se encontram. O mesmo se justifica pela necessidade de se obter uma alfabetização cartográfica para podermos agir sobre o espaço geográfico de forma consciente e crítica, já que estamos inseridos no mundo que é considerado “o mundo de imagens”. Para tanto a alfabetização cartográfica tem inicio nas séries iniciais e vai ganhando complexidade até atingir o ensino médio, passando por diversas fases até atingir tal objetivo. Em geral, o ensino cartográfico é realizado por meio do ensino de Geografia, acompanhando assim a vida escolar do individuo. Entretanto, o que observamos no estudo em loco foi uma total falta de alfabetização cartográfica provocada pelo déficit educacional acumulado durante todo o período escolar.
Autor:
Menina Sol
Formato:
pdf
Tamanho:
677 KB
Enviado por:
Menina Sol
Enviado em:
20/06/2011
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