LIGAS CAMPONESAS: FORMAÇÃO, LUTA E ENFRAQUECIMENTO

Sinopse
TRABALHO APRESENTADO NO V CONNPI EM MACEIÓ-ALAGOAS. Em virtude das importantes contribuições históricas para as mobilizações sociais no campo, contra a ordem até então vigente no país e, principalmente na região Nordeste, contra grandes latifundiários, contra as opressões sofridas pelos camponeses, pretende-se neste trabalho desenvolver um estudo sobre a organização nomeada de Ligas Camponesas. Essas que são protagonistas em um dos mais importantes levantes populares no cenário político e social brasileiro nas décadas de 1950 e 1960. Um movimento de homem do campo que possuía um caráter reivindicatório, contra o cambão e o foro, e num segundo momento passando a questionar os grandes latifúndios concentrados nas mãos de poucas famílias. No que se refere a metodologia o presente trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória utilizando-se de um levantamento bibliográfico tornando o estudo explicito. Palavras- chaves: Camponês, Liga Camponesa, Nordeste.
Autor:
George Itaporanga
Formato:
pdf
Tamanho:
30 KB
Enviado por:
George Itaporanga
Enviado em:
20/11/2010
Reeditado em:
20/11/2010
Classificação:
seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.