Do Manto de café do Vale Histórico ao Convênio de Taubaté: REFLEXÕES E TRANSFORMAÇÕES DO MEIO A PARTIR DA PRODUÇÃO CAFEEIRA DO SÉCULO XIX.

Sinopse
Esta pesquisa tem por finalidade refletir as transformações sócio-econômicas na região do Vale Histórico e Taubaté no recorte de 1830 a 1930. A temática é de grande valia para a historiografia regional, pois existem análises entre o Vale do Paraíba e a região Oeste Paulista, mas não um estudo mais aprofundado acerca da micro região proposta. O referencial teórico usado como base foram Gramisc, para estudos da sociedade, Childe, para a materialização dos fatos econômicos com o imaginário da época, Singer e Müller em conceitos econômicos e outros. Para holistizar a pesquisa foi criado um roteiro de análise em que engloba todas as facetas da temática: primeiramente oportunizamos um estudo social, segundo aprofundamos nos estudos econômicos, oferecendo uma visão da macro a micro história, por fim apresentamos os resultados na qual as situações anteriores viabilizaram uma transformação na formação sócio-urbana, considerando teóricos da área e transformando o café em documento monumento.
Autor:
Mila Fuzzi e Cristiano Luiz da Silva
Formato:
pdf
Tamanho:
378 KB
Enviado por:
Mila Fuzzi
Enviado em:
10/04/2013
Classificação:
seguro