AS PRÁTICAS COMUNICATIVAS DA CARTA PESSOAL: ANÁLISE DE CARTAS DE PEDIDO DE CASAMENTO DO SÉCULO XX

Sinopse
A partir da necessidade de comunicação do homem, nasceu o gênero epistolar, um dos mais antigos registros de escrita encontrados na história da humanidade. Suas características essenciais podem ser destacadas pela relação entre o ‘destinatário’ e o ‘remetente’. A forma epistolar e seus sentidos foram se definindo conjuntamente com as práticas do cristianismo e a expansão das artes notarial e legislativa durante a Idade Média [...]. O apogeu da arte epistolar ocorre na Itália, quando surgem os mestres epistolares, intelectuais ligados a instituições universitárias que escreviam cartas e tratados sobre essa arte. Durante esse período, os tratados epistolares buscavam propor modelos de cartas que pudessem servir de exemplo para todas as ocasiões, devido às necessidades sociais que iam surgindo. Assim, esses modelos eram aperfeiçoados e outros eram criados, como por exemplo, a carta de pedido de casamento.
Autor:
JÔSE BARBOSA
Formato:
docx
Tamanho:
3 MB
Enviado por:
JÔSE BARBOSA
Enviado em:
28/06/2015
Reeditado em:
19/01/2021
Classificação:
seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.