Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Arquivo
Título:

Os materiais didáticos de Língua Portuguesa e a oralidade em sala de aula: o lugar e o papel das práticas orais no ensino de Língua Materna

Autor: Tainara Andrade
Formato: pdf
Tamanho: 2 MB
Enviado por: Tainara Andrade
Enviado em: 06/04/2019
Classificação: seguro
Sinopse: O presente trabalho versa sobre uma análise acerca do tratamento da modalidade oral da língua nos materiais didáticos de Língua Portuguesa. Desse modo, após uma breve contextualização sobre o conceito de língua e a prática da oralidade, além de um levantamento sobre o ensino do oral de acordo com os documentos oficiais para a disciplina de português, o texto explora como os “Cadernos do Aluno” das três séries do Ensino Médio, material distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, desenvolvem as atividades referentes à modalidade falada. Em relação ao quadro teórico, este fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem, que considera a língua como uma atividade sociointeracional. A análise realizada pôde concluir que, no material didático “Caderno do Aluno”, a oralidade está presente em quase todas as situações propostas, no entanto, não há o ensino sistematizado dessa modalidade, demonstrando que o material,portanto, não favorece o ensino da linguagem oral.
Baixar
(clique aqui para baixar o arquivo)

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Tainara Andrade
Águas de Lindóia - São Paulo - Brasil
8 textos (1925 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 27/05/19 00:11)
Tainara Andrade