UM NARRADOR ESTILHAÇADO, UM MUNDO EM RUÍNAS: UMA LEITURA DE "OS CUS DE JUDAS" DE ANTONIO LOBO ANTUNES

Sinopse
A guerra do governo salazarista contra Angola é pano de fundo funesto do romance Os cus de Judas, cenário de horrores onde o narrador personagem foi jogado a serviço da pátria portuguesa para experimentar vinte e sete meses de angústia e morte que não param de lhe perturbar a alma mesmo encerrada seis anos antes de sua narrativa. A presente análise desse narrador, sob enfoque dialético, discute como essa experiência traumática aniquilou a vida e o mundo ao qual ele julgava pertencer, procurando identificar traços característicos da obra enquanto literatura de testemunho, os efeitos da experiência da guerra sobre o narrador personagem, bem como os aspectos que fazem desse narrador uma metonímia de Portugal. Sua memória, sua história e sua identidade começam a implodir desde o momento em que embarcou no navio sentindo-se expulso para a violência paranoica da guerra legitimada sob comoventes sons de “marchas guerreiras” e “discursos heroicos” dos senhores portugueses “donos da guerra”. Preso em um tempo de cinzas entre ruínas do passado, o narrador sente-se mergulhado em um hoje sem amanhã. Um angustiante presente constante de morte que se propaga em tudo e a tudo contamina com o “cheiro pestilento da guerra”. Essa sensação é comum às narrativas que testemunham experiências extremas e que desafiam os limites da expressão, da percepção e da compreensão.
Autor:
VERMEEFLOR
Formato:
pdf
Tamanho:
1008 KB
Enviado por:
VERMEEFLOR
Enviado em:
15/07/2021
Classificação:
seguro