TCC - Letras UFRGS O improviso no Rio Grande do Sul : (Payada e Trova : Raízes, Troncos e Ramagens)

Sinopse
Este trabalho refere-se à análise da tradição oral, através de histórias passadas de gerações em gerações nos diversos povos, na África, Povos Indígenas, Esquimós, povos isolados que tem na oralidade a marca indelével de sua identidade cultural; e a preservação e continuidade de valores. A motivação principal é mostrar a natureza criativa e o improviso dos trovadores e payadores do Rio Grande do Sul. As principais características desse tipo de manifestação estão na criação de versos, sobre o modo de vida, suas estórias recolhidas das vivências rurais, sentimentos de pertencimentos. Notamos que cada vez mais esta cultura oral, vai perdendo, vez e voz, na modernidade em que o tempo é exíguo e as atribulações cotidianas, não deixam espaço para as memórias. Os trovadores por intermédio dessas manifestações de sua arte demonstram o poder do improviso, mesmo sendo muitos iletrados, mínimo acesso ao letramento, que lhes possibilite assinar o próprio nome. O trovador/payador transmite seu conhecimento, sua arte através de versos rimados, trovas, suas lidas no campo, histórias de sua terra natal, orgulho e pertencimento. Para desenvolver esse trabalho, foi necessário contato com conceitos teóricos de Teoria Literária, Estilo Oral, Estudo de Literatura Brasileira Contemporânea. Salientam-se autores como Emilio Bonvini, Walter Benjamim e Mikhail Bakhtim, entre outros. ...
Autor:
JOAO DE DEUS VIEIRA ALVES
Formato:
pdf
Tamanho:
169 KB
Enviado por:
JOAO DE DEUS VIEIRA ALVES
Enviado em:
10/10/2021
Reeditado em:
16/10/2021
Classificação:
seguro