A ARQUITETURA DO INDIVÍDUO E A ESTRUTURA DOS MUROS: O MURO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM O SUJEITO

Sinopse
Durante o curso Pesquisa Educacional: questões Teórico-Metodológicas e Prática Pedagógica foi produzido este trabalho cujo o objetivo é perceber como o muro escolar estabelece relação com o sujeito, algumas delimitações sobre como abordar essa temática foram surgindo e com elas os objetivos do projeto de pesquisa. Primeiramente, para melhor delimitarmos nossos objetivos, pesquisamos alguns significados para a palavra muro. A partir daí, nossa intenção é a de começar pelo dicionário e depois remeter à escola; afinal, fazer uma pesquisa é procurar sentidos. ''Muro'' segundo o dicionário online de português significa ''obra de alvenaria, adobe, taipa, tijolo, etc; destinada a cercar um recinto, a proteger um povoado ou cidade, ou separar um lugar de outro.'' Outro significado é ‘’tudo que possa servir para separar uma coisa de outra, ou defendê-la. ’’ Sendo assim, podemos pensar nos objetivos do muro das escolas, se ele realmente tem a função de proteger os indivíduos que a frequentam. Mas proteger do quê exatamente? E por que há de haver uma separação entre a escola e a sociedade/ cidade? Será que essa proteção/separação que o muro representa é concreta ou apenas simbólica?
Autor:
Alvaro Queiroz
Formato:
docx
Tamanho:
41 KB
Enviado por:
Alvaro Queiroz
Enviado em:
01/07/2019
Classificação:
seguro