Título: | Artes visuais: um convite às possibilidades na Educação Infantil |
Autor: | Nêssa Morais e Prof. Dra. Alessandra Gomes |
Formato: | |
Tamanho: | 365 KB |
Enviado por: | Nêssa Morais |
Enviado em: | 17/11/2019 |
Reeditado em: | 09/12/2019 |
Classificação: | seguro |
Sinopse: | Trata-se do compartilhamento das experiências vivenciadas durante a pesquisa de campo em uma turma da Educação Infantil na cidade de Amargosa- Ba em 2019. O objetivo central está na ampliação das discussões assim como na perspectiva de novos olhares e ressignificações que envolve o tema Arte- Educação. Ao processo compreendeu-se a Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa unindo-se as técnicas do fazer artístico da cidade de Reggio Emília, na Itália sustentadas por alguns teóricos como Canclini (1980), Bondía (2002) Duarte Jr. (2012) e Vecchi (2017). O tema em ênfase torna-se extremamente relevante, uma vez que historicamente a arte ainda traz consigo resquícios de valores desiguais, mesmo com a obrigatoriedade da disciplina no âmbito escolar. A partir dos resultados da pesquisa percebeu-se que o trabalho com as artes visuais não é considerado na instituição em seus processos de fruição, reflexão e criação, colocando-a em campos menores, restritos e mecanizados, o que reafirmou a necessidade da realização das oficinas na pré-escola que tiveram o objetivo de contribuir para maximizar as formas de ver e observar. Os resultados revelaram-se enquanto possibilidades utilizando-se de metodologias alcançáveis e dessa forma passíveis a ser exploráveis também na perspectiva da formação de professores. |