INCLUSÕES PERFORMATIVAS E DIFERENÇAS HETEROTÓPICAS

Sinopse
O presente artigo objetiva problematizar as temáticas: inclusão e diferença, a partir das leituras dos filósofos Michel Foucault e Judith Butler. Diante dos avanços e retrocessos das políticas de inclusão, temos como objetivo apresentar uma perspectiva crítica que possibilite vislumbrar caminhos alternativos, tanto para pensar em uma lógica inclusiva quanto por uma tonalidade da diferença. O pano de fundo se dá pelo escopo neoliberal de uma sociedade bipolítica foucaultiana, expondo nuances das tramas do biopoder e da lógica de uma demarcação de população, onde as práticas de governamento atuam de forma a delinear quem está dentro e quem está fora dos benefícios que o sistema oferece. Também se percebe a forma como se molda a normalização dos comportamentos, criando práticas que possam modular padrões propostos, fazendo com quem uma lógica de acomodação seja implementada, assim como a exclusão que propiciará uma confluência de precariedades de grupos distintos. Em contrapartida, as próprias liberdades, sugeridas por uma política de alianças, se tornam atos de transformação, fugindo de um mecanismo de securidade e implementando uma lógica de autogestão. Quanto à diferença, a abordagem apresentada utiliza as heterotopias foucaltianas, procurando estabelecer uma relação entre inclusão e diferença como produtividade combativa em uma disputa territorial. Na ampliação do debate sugerido a inserção de elementos conceituais de Gilles Deleuze e Félix Guattari.
Autor:
Bruno Azevedo
Formato:
docx
Tamanho:
40 KB
Enviado por:
Bruno Azevedo
Enviado em:
12/04/2021
Classificação:
seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.