OUTUBRO ROSA

Hoje eu estou de rosa

Mas, ainda assim em verso e prosa

Para lembrar você mulher, do câncer de mama

Você se ama e realmente se quer bem?

Não espere mais então, saiba de fato o que tem,

Vá ao medico. Ouça a sua voz interior que clama...

...Não aguarde até os últimos momentos e

Após, poete, durma e repouse seus pensamentos.

Seja sensata, busque ajuda se você realmente se ama!

.............................................................................

Interação do poeta Tildé

Saúde é prevenção.

Cuidar bem do corpo é exercitar-se,

ter uma boa alimentação,

sem esquecer da mente,

apagando todo mau pensamento e sentimento.

Assim teremos uma vida cor de rosa.

Abraço, sucesso, felicidades e obrigada pela interação

Beijos poeta

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Hoje recebi esse presente do meu grande amigo: Fernando A Freire!

Belíssimo e pertinente!

Obrigada meu caro.

Grande abraço pra ti!

Recebido de um médico poeta - Dr. Sebastião Ayres de Queiroz -, repasso por oportuno: "Os seios têm encanto e poesia,/ Beleza, elegância e sedução./ Dos poetas são grata inspiração,/ Com seus mistérios densos de magia./// São, do corpo, ornamentos fascinantes,/ Áreas sensíveis de erotização,/ Alvos de desejo e de atração,/ Dos corações ardentes dos amantes./// São tépidos regaços de crianças,/ Dos bebês, aconchego acolhedor./ Ninhos estuantes de terno amor,/ Oásis aprazíveis de bonanças./// Em sua singular fisiologia/ São conformados para a nutrição,/ Gerando leite pra amamentação,/ Fonte de vitalidade sadia./// Reunindo em si tantos valores,/ Relevantes funções e utilidades,/ Os seios podem ter enfermidades/ Que causam frustrações e dissabores./// Câncer mamário é mal insidioso,/ Pois evolui silenciosamente,/ Sem causar à incauta paciente/ Distúrbios ou incômodo doloroso./// Resulta de uma multiplicação,/ Desordenada, em nível celular. /Dos seios, a estrutura glandular,/ Sofre gradual degeneração. /// Nódulos que se formam em seus tecidos/ Nem sempre visíveis ou palpáveis,/ Não raro, só são detectáveis /Por exames de imagem requeridos./// Recomendados são os autoexames/ Das mamas, como hábito rotineiro / Para palpar nódulos sorrateiros / Que podem ser malignos, infames./// Deixar-se examinar em consultório/ Por especialista competente/ É conduta correta e pertinente,/ Em alguns casos, ato obrigatório./// A cura é alcançada em muitos casos/ Diagnosticados com precocidade./ O câncer só leva à mortalidade/ Quando existem descuidos ou descasos./// Cirurgias sempre são indicadas/ Como procedimentos ideais./ Precoces, levam a curas radicais,/ Deixando as mamas mais bem preservadas./// O câncer é inimigo fidagal/ Que suscita temor e preconceito./ É o maior inimigo do seu peito,/ Implacável, traiçoeiro, letal/// Converta o medo de ter a doença/ Em coragem para se examinar./ Jamais dê chance ao cruel azar,/ Que em nós se abate sem pedir licença." (sayres@openline.com.br)

Dorinha Araújo
Enviado por Dorinha Araújo em 03/10/2017
Reeditado em 06/10/2018
Código do texto: T6132305
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.