As bênçãos do Pau-branco

O Pau-branco sempre dá

sombra, flor, madeira boa.

O coração da Caatinga

Deus, com prazer, abençoa.

Pau-branco é o nome popular da Auxemma oncocalyx ou Cordia oncocalyx, uma árvore lenhosa da família das Borragináceas, nativa do Brasil e endêmica da caatinga, especialmente nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. A planta, com especial valor agroflorestal, usada como quebra vento nas plantações e em reflorestamento de áreas degradadas, produz madeira de excelente qualidade, facilmente trabalhável para confecção de móveis e componentes de telhados, assoalhos e cercas, e com excelente rendimento para carvão; sua casca, rica em tanino, é usada em banhos medicinais para tratamento de feridas, queimaduras e eco parasitoses que normalmente atacam animais domésticos; as folhas e frutos têm alto valor nutritivo para caprinos, roedores, aves e algumas espécies invertebradas, garantindo o equilíbrio do bioma; as flores, além de ornamentais, também podem ser usadas em pomadas, tintura ou cozimento, para tratamento local de ferimentos, úlceras e queimaduras.

O pau-branco adulto pode atingir até 8 metros de altura e tem copa frondosa, tronco grosso e acinzentado, frutos em formato de coração e flores pequenas, de coloração branca e perfume suave; o período de floração se inicia um mês após o início das chuvas e dura até 120 dias, garantindo mais beleza no sertão nordestino. Tais características – endemia, resistência e ornamentabilidade – propiciam sua incorporação à arborização das cidades nordestinas, atualmente eivadas de plantas estrangeiras, situação que pode causar desequilíbrio ambiental sério e duradouro.

Meu irmão, Ênio Giuliano Girão, é pesquisador da EMBRAPA e um tenaz e pragmático defensor do meio ambiente - portanto, das espécies nativas e de todas as formas de buscar preservação e sustentabilidade. Atualmente ele trabalha o projeto "Pau-Branco: coração da Caatinga", para estimular a propagação de plantas nativas da nossa mata, ao mesmo tempo em que busca oportunidade de inovação em mobiliário e outros mercados. Como forma de participar e incentivar desse projeto tão nobre, fiquei com a parte mais fácil e prazerosa, que é fazer Poesia.

Para dirimir dúvidas, seguem abaixo duas das principais fontes utilizadas para compor as informações sobre o Pau-branco, coração da Caatinga:

http://www.cnip.org.br/PFNMs/pau_branco.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Auxemma_oncocalyx

Gina Girão
Enviado por Gina Girão em 29/06/2018
Código do texto: T6376957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.