TEXTO IMPFAV

​ Lembremo-nos das palavras e exortações do apóstolo Paulo: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, desejarão ouvir coisas que lhes satisfaçam a alma, palavras agradáveis, escolhendo para si mestres segundo os seus próprios interesses. Fecharão os ouvidos para a verdade, acolhendo às fábulas. Tu , porém, sê sóbrio em tudo , sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” (2Tm 4.3-5).  

Para o homem natural - o homem que não segue a Cristo - a Bíblia é um livro como qualquer outro: bonito de se ver; bom de ler, meditar, guardar e /ou apreender capítulos e versículos, repassando-os. Como se a Bíblia fôsse um livro de ciências exatas. Arriscam-se a aplicação de ensinamentos teológicos  usando explicações hermenêuticas – faz-se necessário  –.
Por outro lado há os que, sendo cristãos, buscam entender a Palavra, discerni-la só hermeneuticamente: ‘cristãos cientistas’ –aceitaram a Cristo como Salvador, porém, não crêem nos dons do Espírito atuante em nós, hoje, da mesma forma que atuou na Igreja primitiva. Para esses, irmãos em Cristo, a Palavra tem que ter respaldo hermenêutico, na ‘letra’ está a única verdade comprobatória,' esquecem-se de que a Palavra nos fala: "O Ajudador - O Espírito da Verdade nos conduzirá a toda a verdade." A letra é discernida pelo Espírito de Revelação da Palavra - Ela é viva!

Afirmam que os dons foi um derramar do Espírito, que ficou no passado. Não aceitando o fato, de que, o Espírito Santo de Deus é uma pessoa viva em nós, e que sendo uma ‘pessoa’, tem ações e reações próprias.

Em parte, falam e ensinam acertadamente, porém, muitas das vezes, distorcem a visão. O apóstolo São Pedro diz em verdade: (II Pe 3:16) Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de se entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição ( É perigoso querer ser mestre sem que tenha o real conhecimento Dele. Isso, acarretará na indução de vidas ao erro e/ou a perdição espiritual destes, tal qual, exorta São Pedro). O ENTENDIMENTO REAL DA PALAVRA é obtido através do ‘discernimento desta’ e não só da letra.

Costumo ilustrar tal fato, fazendo uma analogia  através de: a mão e a luva, junção perfeita, tal qual, a água e o espírito – Palavra e Poder – dom divino.
A mão somos nós ministros do ‘Deus Vivo’, comandada pelo cérebro “Cabeça” - O Pai.
Todas as nossas ações veem Dele.
Da mesma forma que acontece com a ‘mão e a luva, e que há coisas em que faz-se desnecessário o uso da mesma, por ser melhor executar certos afazeres com  mãos nuas, acontece no tocante a Palavra ministrada hermeneuticamente e a Palavra ministrada pelo poder do Espírito Santo. A luva é como que os dons espirituais  - revestimento e diversificação de dons -, haverá  momentos em que a mão precisará desse revestimento  – a luva –, e dependendo da obra, essa será diversificada.
Há um tipo de luva para cada obra a ser feita, ou, seja, diversidade de dons.
Jamais poderemos executar tais obras com as mãos nuas.  

Cristo ressuscitou, está vivo entre nós e dentro de nós! Precisamos aceitar tal fato, sem descartar (Atos 2), crendo na promessa infalível ‘de quem’ não é homem para que minta... A estes, lhes é dado o dom do discernimento da Palavra, descrito em Isaías (Is 45.1-3). Enfatizando (Is 45.3) E te darei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que possais saber que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

O maior tesouro do cristão é a Palavra de Deus, faz parte desse tesouro: riquezas espirituais, reveladas por quem conhece ao Deus de Israel e com Ele tem comunhão. Razão pela qual, o chama pelo nome – este é um tesouro encoberto, que dista do que não é um com Ele, ou, o tem em parte –.  (At 2:37-39)

Paráfrase:
O Espírito Santo através do apóstolo S. Pedro e dos demais apóstolos, ministrava aos que se propuseram a ouvir-lhes – a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus –, ouviram, creram e indagaram: o que fazer para que possamos seguir a mesma fé?
O apóstolo São Pedro respondeu-lhes: Arrependei-vos!
Ou seja: é preciso haver transformação espiritual – ações e reações coerentes com o caráter cristocêntrico, renunciando a natureza adâmica, sepultando o velho homem – e após ‘ ela’, sereis batizados na água ( simbolismo da nova identidade em Cristo, Novo Nascimento) pois, se o batismo na água simboliza a morte do velho homem, se houver batismo antes dessa transformação, o ato, não passará de um banho –. A seguir, recebereis o dom do Espírito ’Batismo com Fogo’ – com evidência no falar em outras línguas – pentecostalismo. O Espírito da Verdade e às revelações que só Ele nos concede – ‘o cristão cientista’ diz que tudo quanto tinha que ser revelado já o foi! – Esta promessa é concernente ao dom do Espírito, pois disse Pedro: É para tantos quantos, o aceitarem como Salvador, ‘vós e vossos filhos, de perto e de longe e a todos quantos ele chamar’. Acaso o chamado salvífico ficou restrito a ‘Atos dos Apóstolos?’ O convite de Deus não permanece pelos séculos e séculos?

A ORIGEM DAS DISTORÇÔES NOS ENSINAMENTOS BÍBLICOS FALTA DE 
DISCERNIMENTO DA PALAVRA ( Jo 14:17)
O Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.  

Paráfrase:
a) O mundo, forma generalizada por S. João, se trata do homem natural, da criaturabVós o conheceis: São João fala aos cristãos abertos ao Espírito Santo e consequentemente aos dons espirituais, nesse tocante, ao ‘discernimento da Palavra’ (às riquezas encobertas e os tesouros escondidos  Is.45:3)
Água e Espírito e/ou Palavra e Poder.
A Bíblia nos exorta: Errais em não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus
(Mt 22:26).  

Como não podemos deixar de entender: o Espírito Santo de Deus trata de duas questões isoladas: o conhecimento da letra e o poder de Deus, adquirido através da Palavra revelada (Logos e Hema) discernimento.

Desde que o homem obteve o conhecimento do Deus Todo-Poderoso e da Santíssima Trindade : Pai, Filho e Espírito Santo – comprobatoriamente descrito no Livro da Criação (Gn1: 26) E disse Deus: FAÇAMOS o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança... (está explícito, que no início da criação, Deus Pai, não estava só – houve divergências e distorções, oriundas da falta do entendimento puro e do discernimento da Palavra (dom espiritual )concedido por Deus,  aos escolhidos, para uma maravilhosa obra. A estes, concedeu Deus, por sua misericórdia: visão para enxergar, não só o que está por trás, mas  ao que está além da letra.

Que a nossa visão o nosso discernimento da Palavra seja, tal qual a de Jeremias em (Jr1 :11-12) A mesma visão do Senhor!

EstherRogessi. Escritora UBE. Mat 3963, Estudo Teológico: Origem das Heresias, Recife,12/11/09

Licença Creative Commons
O trabalho Origem das Herezias de EstherRogessi foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 14/11/2009
Reeditado em 24/03/2013
Código do texto: T1922969
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.