'BOOM' DOS CONDOMÍNIOS EM ARCOVERDE

O fato de ser o maior polo comercial, de serviços e de lazer da microrregião do Sertão do Moxotó garante ao município de Arcoverde, localizado a 265 quilômetros do Recife, a marca de um dos mais importantes centros de expedição e distribuição de mercadorias para a região. A cidade desponta, atualmente, como o terceiro polo médico do Estado, aliado ainda ao fato de a Universidade de Pernambuco (UPE) ter aberto um campus avançado - com os cursos de Direito e Odontologia - o que tem atraído gente de toda a região e aumentado a demanda por imóveis.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), acidade de Arcoverde tem uma população de 67.349 habitantes - 9,4% maior do que há dez anos (61.600 habitantes). Esse percentual de crescimento é superior à média de Pernambuco, que ficou em 7,8%.

Atualmente, o município vive a febre dos condomínios fechados e, certamente, as construturas e incorporadoras intuíram a demanda do setor imobíliario perante tantos pontos positivos. São empreedimentos cheios de itens de lazer e de segurança. Uns primam pelo luxo, outros pela simplicidade, agregada também a uma aura de privacidade.

Os dois principais condomínios em obras na cidade são o Nossa Senhora de Fátima, que está sendo construído às margens da BR-232, próximo à entrada do município, e o Morada do Sol, no Loteamento Veraneio. O primeiro foi lançado em novembro de 2010. O segundo começou a ser comercializado um mês depois, no final de dezembro de 2010.

"A construção civil vislumbra em Arcoverde uma fatia de mercado que tem carência para a aquisição da casa própria e nós estamos tentando suprir essa carência", afirma o arquiteto Raymundo Monteiro, da Edificarte Cosnstrutora e Incorporadora. A empresa, com sede no Recife, é responsável pelo empreendimento que está sendo edificado às margens da BR-232. "Certamente as 101 unidades do condomínio serão comercializadas rapidamente", previu.

LOTEAMENTOS

Outros empreendimentos devem sair do papel a médio prazo. É o caso de um condomíno que será erguido no terreno onde fica a mansão que pertencia ao ex-prefeito Áureo Bradley, no bairro da Boa Vista. São cerca de 36 mil metros quadrados, incluindo a casa-sede, com muita área verde, fruteiras, piscina e jardins.

Atualmente, a casa abriga operários da Construtora Odebrechet, que estão trabalhando em um trecho da ferrovia Transnordestina. Segundo fontes, a área agora pertence a Decos Brasil Construtora Engenharia Ltda. e os sócios são Clemens Alexander Dengler e Monika Georgii.

Afora os condomínios, também deverão surgir na "Capital do Sertão" loteamentos voltados para as mais variadas classes sociais. São eles: os loteamentos Alcântara (na frente do Campus da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-Aesa), Periperi (no bairro da Boa Vista), Portal do Sertão (próximo à AABB, no bairro São Cristóvão), Primavera III (na Estrada do Deserto) e mais um conjunto de casas que está sendo erguido no bairro JK.

CONDOMÍNIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA JÁ

COMERCIALIZOU MAIS DE 60% DAS UNIDADES

No bairro Pôr-do-Sol, às margens da BR-232, o Condomínio Nossa Senhora de Fátima, lançado em novembro de 2010, terá 101 casas distribuídas numa área total de 46 mil metros quadrados. Os imóveis estão sendo comercializados com um único padrão de planta e terão dois quartos, sala para dois ambientes, varanda, banheiro social, cozinha, área de serviço - distribuídos em 60m² de área. Mas há espaço físico para futuras ampliações.

"O proprietário terá a possibilidade de ampliação, com proposta de planta da própria construtora", explica o arquiteto Raymundo Monteiro, da Edificarte Construtora e Incorporadora, sediada no Recife. O empreendimento será dotado de toda a infraestrutura básica, com abastecimento d’água, esgotamento sanitário, eletrificação e pavimentação.

Completamente murado, o condomínio manterá 15% da área verde. Contará com guarita de entrada e saída, depósito central de resíduos, portão automático, piscina, sanitários, mini-campo de futebol, quadra de esportes, ciclovia com 300 metros de extensão, pista de cooper e playground. Somente a área das ruas terá mais de 9 mil metros quadrados. Um ítem que chama a atenção é o fato de que os moradores terão água mineral nas torneiras, proveniente da Adutora do Jatobá.

As unidades serão divididas em oito quadras, com unidades de 200m² e 402m². Os imóveis podem ser financiados junto à Caixa Econômica Federal. Segundo o setor de vendas da construtora, 60% das unidades do condomínio já foram comercializadas.

MORADA DO SOL TERÁ 512 IMÓVEIS

No início deste ano, a Afa Empreendimentos Imobiliários, Incorporação e Construtora Ltda, sediada na cidade do Juazeiro do Norte (CE), fez o lançamento do Condomínio Morada do Sol. A empresa, ligada ao Grupo Caçulinha, de Garanhuns (PE), correu com as obras das 32 primeiras unidades, para que elas estivessem concluídas e pudessem ser apresentadas durante o lançamento do empreendimento.

De padrão considerado popular, o empreendimento também tem o seu charme e atrativos por ficar encravado numa área onde existem pequenas chácaras, no Loteamento Veraneio, diz a arquiteta Janeide Andrade.

Com uma área total de mais 23 mil metros quadrados, o condomínio terá 512 unidades, distribuídas em 64 blocos, cada um com oito unidades: quatro delas no térreo e outras quatro no pavimento superior. Cada unidade terá área de 41,78 metros quadrados, com uma sala, dois quartos, um banheiro social, cozinha, área de serviço integrada e uma vaga de garagem.

"É um empreendimento voltado para a classe popular, com renda de até três salários mínimos, mas estamos dotando-o de diferenciais de conforto no acabamento, acessibilidade e o cumprimento da norma NBR 15.575, da ABNT, que estabelece parâmetros que permitem avaliar o desempenho de edificações habitacionais de até cinco pavimentos", afirma a arquiteta.

O Morada do Sol contará com guarita e medidor de água individual. Os apartamentos serão entregues com piso já revestidos de cerâmica, pintura, janelas com esquadrias de alumínio e cobertura com telhas termo-acústicas. A área comum é de 17 metros quadrados.

A obra tem investimento da própria construtora. Cada unidade será comercializada por pouco mais de R$ 60 mil, podendo o pretendente utilizar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de serviço (FGTS).

*Colaborou o jornalista Muriê Moraes