Construtora ensina como manter 'saúde' do imóvel

Existe uma série de cuidados que podem definir a conservação e o tempo de vida útil dos vários itens dentro de um imóvel. As construtoras, pensando em orientar os compradores e facilitar o entendimento dos procedimentos a serem adotados, têm investido cada vez mais no processo de comunicação e informações repassadas aos usuários, através de manuais.

A Freitas Construções, por exemplo, aposta numa linguagem diferenciada no seu Manual do Usuário, apresentando dicas práticas para a melhor conservação do patrimônio recém-adquirido. “Constatamos que a maior parte dos problemas apontados pelos clientes não eram relacionados com a construção original. A maioria das ocorrências se devia a intervenções impróprias dos usuários. Por isso adotamos a postura de orientá-los, reduzindo a quase zero o número de chamadas para o setor de manutenção", diz Cláudio de Freitas, vice-diretor da construtora.

Entre as dicas de uso, há um capítulo para as instalações elétricas, telefônicas e hidro-sanitárias. O chuveiro elétrico, por exemplo, quando funciona com pouca saída de água, tende a aquecer a instalação, provocando sobrecarga. O uso de ‘tes’ ou extensões também provoca sobrecarga no sistema. Já os armários, quando instalados próximos às tomadas, é preciso que seja feito um isolamento e que o fio utilizado seja compatível com a instalação original.

O manual traz ainda uma tabela de prazos de garantia na construção civil, tudo de acordo com o Código Civil e com o Código de Defesa do Consumidor. Tem também informações sobre as características do empreendimento, dados técnicos, especificações do imóvel (como cerâmicas utilizadas, pintura, revestimento, gesso, piso, esquadrias etc), as partes comuns e privativas e fala sobre os equipamentos e instalações.

Ao esmiuçar o projeto para o usuário, a publicação alerta sobre os eventuais problemas que ele possa ter com o uso inadequado do imóvel ou reformas e alterações feitas no projeto inicial.