*INVASÃO À POLÔNIA

A invasão à Polônia ocorreu inicialmente através de duas frentes de batalha. O exército alemão invadindo o lado oeste da Polônia em 01/09/39, e o exército da União Soviética pelo lado leste em 17/09/39. Logo que ocorreu a primeira invasão, a Grã-Bretanha e a França declararam guerra a Alemanha, mas, não participaram de nenhum confronto que impedisse a instalação Alemã e Soviética em território Polonês. A motivação maior dos invasores consistiu em resgatar áreas de terra na Polônia que foram, no caso Alemão, expropriadas ao final da primeira guerra e, no tocante aos Soviéticos, a reconquista de porções de terra, principalmente, a Ucrânia e a Bielorússia, cedidas no passado à Polônia... A partir desses acontecimentos, aflora na Europa um conflito de proporções inimagináveis, uma verdadeira tragédia, um verdadeiro atentado consumado à vida humana, com genocídio de judeus, prisões , campos de concentração, torturas, fuzilamentos, radiações, terror espalhado nos campos de batalha, mar, terra e ar. “O Planeta vivo entrou em chamas “... Uma análise superficial sobre os acontecimentos, nos remete a encarar, como referencial histórico ou como motor principal de tudo isso , a invasão da Polônia pelo exército Alemão...Todavia, à medida que nos debruçamos em torno de um estudo mais aprofundado da questão, o véu da noiva vai, paulatinamente, deslizando até o chão e , os contornos escondidos nas mentes dos ideários de acontecimentos e documentos, no mínimo estaparfúdios, aparecem com maior clareza, a ponto de percebermos sob vários ângulos, os detalhes mais intrínsecos, outrora , imperceptíveis a nossa visão. Todavia, todos,... frutos de uma herança que se construiu no passado, sem o assentimento de milhares que morreram nos diversos campos de batalha, sem nenhuma culpa, sem razão... Daí, a constatação de novos ingredientes como: a crise do Capitalismo, Sentimentos de revolta e indignação do povo alemão em função das rigorosas e pesadas exigências, algumas até descabidas, efetuadas pelas nações vitoriosas, logo após, o término da primeira guerra mundial, e expressas claramente no Tratado de Versalhes.

Paullo Carneiro
Enviado por Paullo Carneiro em 27/10/2011
Reeditado em 28/05/2013
Código do texto: T3302025
Classificação de conteúdo: seguro