Você escreve poesias no word.
   Decide fazer uma seleção dos textos menos sofríveis, ou dos melhores.
   Inventa um título e torna-se um livro.
   Faz uma "nota do autor", cria-se espaços para páginas de índice e outras particularidades de um livro.
   Pede a alguém para prefaciá-lo.
   Arruma alguém para ilustrá-lo, caso queira.
  Paga-se uma boa quantia a um bom revisor (esse adendo é para brincar com "meu" revisor atual).
   Antes ou depois disso tudo registra o material num escritório de direitos autorais.
   No Palácio Gustavo Capanema, na Fundação Biblioteca Nacional do Rio, além de se registrar, ainda se consegue o ISBN sem que se seja pessoa jurídica. Uma Editora no caso.
   Entrega o livro a um diagramador. Ele diagrama segundo as normas exigidas pela Fundação Gutemberg, um anexo das Oficinas de Artes Gráficas do SENAI aqui no Rio.
   Tudo pronto, revisão, diagramação, criação da capa. Pega o CD, leva na Fundação e espera uma ou duas horas. A máquina imprime, intercala, cola a capa e seu livro está pronto para ser vendido. A quantidade mínima de impressões é de DEZ unidades, ao custo médio de R$ 8,00 por um livro de umas cem páginas, sem laminação (plastificação), capa sem orelhas e miolo sem cores (preto apenas).

   Viu como as coisas hoje são mais práticas.
   Esse livro agora pode ser enviado à Editoras. Alguma pode se interessar pela apresentação e conteúdo, em imprimir e fazer a distribuição.
   Ele também está pronto para participar de Concursos Literários. Pensou, um Prêmio Jabuti?!

  Espero que, com essas informações, eu possa lhe facilitar a idéia de publicação que quase todos temos.
   O pensamento materializado.
  2012 talvez seja a nossa última chance de publicar nossos livros! Risos...
Marcelo Braga
Enviado por Marcelo Braga em 14/12/2011
Código do texto: T3388856
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.