Teco Seade nasceu em Campinas em 1961, numa família de pantaneiros.
Aos seis anos, sua família retornou ao Mato Grosso, onde foi criado e onde deu seus primeiros passos em sua carreira musical.
.
No começo dos anos oitenta, Teco voltou a Campinas para concluir a faculdade de psicologia, pela Puccamp. Foi então que começou a se apresentar em universidades, bares, festivais, casas de cultura e teatros, num processo que alavancou seu trabalho como compositor. Logo depois, surgiram várias parcerias – com o pintor impressionista Washington Maguetas (o “Monet Brasileiro”), Zeza Amaral (Prêmio Sharp em 1987), Sérgio Di Paula (jornalista), João Ormond (violeiro mato-grossense) e muitos outros.
.
Criou em bares projetos culturais onde vários músicos, mágicos, mímicos, atores, comediantes e outros artistas puderam se apresentar. Na mesma época estabeleceu então uma parceria duradoura com a companhia de teatro Sia Santa, se apresentando em empresas e gravando trilhas sonoras. Foi também um dos fundadores da Cooperativa dos Poetas, Escritores e Cartunistas.
.
Junto com os atores Alejandro Muniz e Fábio Sampaio, Teco criou a “Mondongo Produções” que produziu por 5 anos o espetáculo “O Filho do Homem” (encenação da Paixão de Cristo ilustrada com música popular brasileira), além de outros espetáculos.
.
Participou de diversos programas de televisão, como o Terra da Gente, Caminhos da Roça e Viola Minha Viola. Foi classificado para o 3º Prêmio Visa – edição compositores, tendo sido selecionado entre os 24 finalistas.
.
A matéria-prima para o trabalho de composição de Teco Seade vem da contemplação da gente simples, da natureza, dos costumes, da poesia, das estradas, fortalecendo assim as raízes do povo brasileiro.
.
.
Currículo
.
1981
• Começa a se apresentar em bares, universidades, festivais, casas de culturas e teatros
.
1986
• Projeto Cultural “Mais Um Bar - Projeto criado por Teco Seade com a intenção de abrir espaço para os artistas da cidade.
• Show “20 Anos de Botequim” – produzido e apresentado juntamente com seu amigo e parceiro João Luiz Vancelotta.
.
1987
• Show “Travessias de um Poeta” – produzido por Teco Seade, contando com a direção de Crispim Gomes Júnior e Luca de Lima.
• Criação da cooperativa de Poetas, Escritores e Cartunistas de Campinas.
.
1988
• Show “Cantoria” – totalmente produzido por Teco Seade.
.
1992
• Projeto Cultural “Canto do Sertão” – criado por Teco Seade para abrir espaço para artistas de Campinas.
• Especiais: “Chico Buarque de Hollanda”, “Gonzaguinha”, “Adoniram Barbosa”, “Ivan Lins” e “Caetano Veloso” – produzidos para apresentação em bares.
.
1993
• Participação no Projeto “Meio-Dia”, da Unicamp.
.
1994
• Show “Terra e Vida” – Show com apresentações de canções rurais, urbanas e afro-brasileiras.
.
1995
• Projeto Cultural “Buteco” – criado por Teco Seade para abrir espaço para artistas de Campinas.
• Especial: “15 Anos Sem Vinícius” – criado para apresentação em bares, com a intenção de resgatar a obra do poeta.
• Projeto Cultural “Poemia” – criado para abrir espaço de apresentação de poetas na cidade de Campinas.
• Show “Vida” – Show com a aprensetação de composições próprias e de outros compositores de Campinas.
.
1998
• Especial: “Chico Buarque – Tijolo por Tijolo” – criado para apresentações em bares.
• Especial: “Vinícius de Moraes” – criado para apresentações em bares.
• O Filho do Homem – apresentação da Paixão de Cristo, que ainda é apresentado todo ano, contando com um repertório de MPB.
.
1999
• Show “Raízes” – Apresentação de músicas e textos de raiz.
• Show “Travessias de um Poeta” – Volta a apresentar esse show.
.
2000
• Participou da 6ª Eliminatória do 3º Prêmio Visa – Edição Compositores.
• Participou do Festival de Americana – SP.
• Participou do Festival de Santa Barbara d`Oeste – SP.
• Ser Tão Moustache – projeto de música de raiz apresentado no Moustache, em Campinas, onde em cada semana Teco Seade trazia um convidado diferente.
• Projeto Arte na Rua – criado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, onde Teco Seade apresentou duas vezes o Show “Viola Emprenhada”, no Largo do Arouche e na Praça da República.
.
2001
• Participou do 10º Festival MPB Tatuí – SP.
• Participou do XVIII Festival de Musica de Alegre – ES
• Participou do 2º MPB de Pereira Barreto – SP.
• Participou do 22° FIQUE – Queluz – SP.
• Participou do XI Festival da Canção de Elói Mendes – MG
• Participou do Festival de Americana – SP.
• Participou do Festival de Rio Claro – SP
• Participou do Festival de Boa Esperança – MG.
• Participou do Festival de Ilha Solteira – SP.
• Participou do Festival de Clevelândia – PR.
.
2002
• Jurado do desfile das escolas de samba de Campinas – SP.
• Participou do Festival de Maringá – PR.
• Participou do Festival de Andradas – MG.
• Participou do Festival de Pereira Barreto – SP.
• Participou do Festival de Santa Barbara d`Oeste – SP.
• Participou do Festival de Rio Claro – SP.
• Participou do Festival de Limeira – SP.
.
2003
• Jurado e colaborador do 1º Fest Country da Festa do Peão de Jaguariúna
• Participou do Festival de Serra Negra – SP.
.
2004
• Jurado da Revista VEJA (Guia gastronômico de Campinas)
• Jurado dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo.
• Participou do Festival de Serra Negra – SP.
.
2005
• Jurado dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo.
• Participou do festival de Americana – SP.
• Participou do Festival de Limeira – SP.
• Show Teco Seade – DVD – Gravação – Campinas – SP.
.
2006
• Jurado dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo.
• Cria o Espaço Cultural e Projeto Cultural da Cachaçaria Tradicional.
• Estréia do show “Palavra Caipira”.
• Participou do festival “Viola de Todos os Cantos” da EPTV Rede GLOBO Campinas.
• Se apresentou no Retiro dos Artistas em Jacarepaguá, Rio de Janeiro
.
2007
• Se apresentou no projeto “Caixa Preta in concert” do Retiro dos Artistas em Jacarepaguá – Rio de Janeiro
• Jurado dos desfiles das escolas de samba do grupo acesso de São Paulo.
• Participou do Festival de Batatais – SP.
• Participou do Festival de Limeira – SP.
• Participou do Festval de Itanhandu – SP.
• Participou do Festival de Queluz – SP.
• Particpou do Festival Nacional da Canção – MG.
• Particpou do Festival de Cruzilha – MG.
.
2008
• Jurado dos desfiles das escolas de samba de São Paulo.
• Particpou do Festival Nacional da Canção – MG
.
2009
• Jurado dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de Vitória.
• Jurado dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo.
• Jurado dos desfiles das escolas de samba do grupo de acesso de São Paulo.
• Participou do Festival Nacional da Canção – MG
• Participou do Festival de Indaiatuba – SP.
.
2010
• Coordenou a equipe de jurados de samba enredo, além de participar como jurado, dos desfiles das escolas de samba, do grupo especial e acesso, de São Paulo.
• Participou do Festival de Indaiatuba (SP)
• Participou do Festival Nacional da Canção (MG)
2011
• Jurado do desfile das Escolas de Samba de São Paulo
ANLPPB
Enviado por ANLPPB em 17/04/2013
Reeditado em 02/06/2013
Código do texto: T4245476
Classificação de conteúdo: seguro