Quem sabe certinho?

Quando eu ainda estudava no primário, eu já gostava de escrever meus textos e tinha pelo poeta Luís Vaz de Camões, nascido por volta de 1524 ou 1525, morto em 10 de Junho de 1580. Considerado o maior poeta de língua portuguesa e um dos maiores da Humanidade. O seu gênio é comparável ao de Virgílio, Dante, Cervantes ou Shakespeare. Das suas obras, a epopeia. “Os Lusíadas” é a mais significativa. Passei a sentir certa admiração por suas obras literárias marcantes.

Ao longo dos anos venho visitando paginas e paginas de escritores e poetas consagrados.

Alguns exímios jornalistas e poetas com cadeira nas academias de letras espalhadas, pelo nosso Brasil afora. Percebi desencontros que me deixam sem saber na realidade, qual deles está certo com relação a forma de se compor um Haicai ou um Poetrix. Há uma divergência muito grande por parte dos visitados, pela maneira de se compor tais textos. Embora eu os escreva, e, lhes dando o titulo de Haicai, não tenho tanta certeza de que estou no caminho correto, devido a tantas divergências.

Com relação ao Poetrix, a minha dúvida já não é tão grande uma vez que venho comparando a de alguns poetas, eu os vejo dentro de um certo padrão, dentro de uma linha de escrever. Embora alguns fujam do número de linhas e silabas em seu contexto.

Os que se dizem entendidos em Poetrix, alegam quê, a primeira linha tem que ter - 05 cinco silabas, a segunda linha 07 sete silabas e a terceira e ultima linha fechando o Poetrix - 05 cinco silabas. Sendo desta forma um Poetrix perfeito. Embora, alguns Poetrix, não tenham a contagem de silabas, são considerados como tal.

Afinal!

Como se compõem tais texto?

Forte abraço.