Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sobre escrever bem

Comumente ouvimos que pessoas que escrevem bem são as que leem muito. Essa afirmação é verdadeira em alguns casos, mas se não a criticarmos, podemos cair no erro de pensar que a quantidade de livros que um indivíduo lê é o que revela sua capacidade de se expressar adequada ou elegantemente.
Evidentemente existem pessoas que leem bastante e não expõem magnificência quando escrevem. Isso pode ocorrer por diversos motivos, mas pretendo destacar apenas um, que considero extremamente relevante, e propor uma solução.
Quando lemos livros, é normal que não estejamos atentos à escrita do autor. Nosso objetivo, geralmente, é observar O QUE o autor diz e não COMO ele expressa as ideias propostas. O que quero dizer, a grosso modo, é que ler um livro para absorver ideias é diferente de decifrar a estrutura estabelecida pelo autor para explanar o conteúdo desejado.
Por exemplo, ao lermos uma história não nos importamos com significados de algumas palavras porque elas podem não ser relevantes no contexto. Logo, ter contato com um vocabulário extenso não é, necessariamente, ser capaz de dominar o vocabulário em questão, pois muitas vezes o esquecemos.
Por essa razão, ler bem é mais importante do que ler muito. E ler bem é não passar pelas palavras sem fazer um exame profundo e crítico. Ler bem é olhar a ordem das palavras. Ler bem é ler e se perguntar por que o que você lê está escrito como está.
Anote em um papel as palavras que não são comuns para você e tente usá-las em outros contextos, escrevendo diferentes frases. Assim você conseguirá, de fato, conhecer novas palavras. Aprenda regras de concordância observando o que está escrito e tente, após algum tempo, fazer uma autoavaliação, vendo se você consegue se lembrar do que aprendeu.
Em suma, não é preciso ter uma pilha de livros para fazer boas redações. Se você tiver um livro bem escrito, certamente já há uma ferramenta extremamente forte para que você possa fazer observações e melhorar muito sua escrita.
Atenção: essa dicas são para pessoas que desejam expor bem suas ideias. É lógico que para conhecer diversos assuntos você precisa ler bastantes textos. O que eu estou dizendo é apenas que PARA SE EXPRESSAR BEM a qualidade da leitura é mais mais importante do que a quantidade.
Yago Valentim
Enviado por Yago Valentim em 07/01/2018
Código do texto: T6219764
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Yago Valentim
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 22 anos
54 textos (887 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/18 15:10)
Yago Valentim