CAMAQUIANO - NOVO ESTILO DE POEMA SUCINTO

FIXADO NO "RECANTO DAS LETRAS"

CAMAQUIANO-NOVO ESTILO DE POEMA SUCINTO

*POEMA CAMAQUIANO – Criado pelo Poeta/Escritor Camac Leon, no dia 07 de julho de 2019; onde originou-se pelo seu primeiro nome; Intitulando-se “Camaquiano”. Um novo estilo poético sucinto horizontal em “quadra”, contendo apenas 8 “palavras”, (onde o pouco é muito). As palavras formam-se seus “pares” em cada linha; com elegância nas frases, ou seja, uma do lado da outra com sentido à primeira palavra, pois, se trata de um “poema frasal” com poucas palavras desde que haja uma coerência poética. Este Poema “Camaquiano” inicia-se apenas com letra maiúscula na primeira linha do verso, as demais prosseguem com letras minúsculas; ressalvo de nomes próprios. Palavras ou nomes compostos, equivale “uma” palavra. Esse poema “camaquiano” não há métricas, trata-se de um “Poema Desenvolto”. (Desembaraçado-livre). O formato (estrutura) camaquiano, em cada linha as palavras ficam de par em par, ou seja, uma ao lado da outra; em que as frases ficarão uma em baixo da outra; no sentido uniforme, onde a estrutura ficará voltada para o lado esquerdo, não pode centralizar as palavras, ou as deixando aleatórias; e não há espaçadas de linhas de uma para a outra.

Não se rima (opcional do autor. Sendo que esse estilo poético não há rimas). Entendendo-se que, a intenção poética é que dá o sentido terminal; ficando a interpretação por conta do leitor. Uma das regras é que o “Camaquiano” dispensa: os Artigos: "o, a". Os pronomes possessivos: "meu e minha" e Preposições: "de, do, da"; pois, se trata de “palavras inteiras”.

Obs.: Vírgula comum, ponto e vírgula, dois pontos, e ponto final são dispensados neste poema, e não se 'Intitula"; por se tratar de um “poema desenvolto.”

Obs.:

* No Camaquiano não pode constar palavras contraídas como por exemplço: d'água e min'alma (Uma vez que não é permitido usar: de e minha).

* No Camaquiano permite-se usar Siglas com todas as letras maíusculas, para que evite escrever o nome todo. Exemplo: ONG-OMS etc... Por serem nomes próprios.

Proibido a cópia ou reprodução sem a devida permissão do criador. Ficando bem claro, que esse modelo novo poético com a devida distribuição conforme supra citado; é de exclusividade do poeta, autor/criador Camac Leon; devendo ser respeitado seus direitos.

Exemplos de camaquiano:

1)Violão solitário

chora ausência

Bossa nova lamenta

João Gilberto despede-se

(Camac Leon)

2) Mar barco

desliza sutil

canção ouve-se

longe ecoar

(Camac Leon)

3) Ontem jovens

hoje maduros

vidas vividas

esperanças perduram

(Camac Leon)

4) Céu estrelas

iluminam amantes

olhos contemplam

beleza distante

(Camac Leon)

5) Lua clareia

mar aberto

reluz águas

ondas dançam

(Camac Leon)

6) Amores vividos

aventuras conquistadas

corações machucados

tristezas estampadas

(Camac Leon)

7) Deserto sol

escaldante intenso

homem anseia

água beber

(Camac Leon)

8) Beija flor voou

colorindo ares

beleza encanta

espetáculo visual

(Camac Leon)

Guarapari-ES, 07 de julho de 2019

Camac Leon Poeta
Enviado por Camac Leon Poeta em 10/07/2019
Reeditado em 15/04/2020
Código do texto: T6692822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.