(COL.AGRO) - INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISES DE SOLOS

Soma de bases trocáveis (S)

Aqui se calcula a soma dos cátions Ca² + Mg² + K + Na. Os cátions estão na forma trocável no complexo de troca do solo. Através do valor da soma de bases podemos calcular a CTC efetiva, a CTC a pH 7,0, a saturação por bases (V%).

S = Ca²+Mg²+K+Na. O valor da soma de bases é expresso em cmoc/dm³ ou mmolc/dm³. Convém lembrar que todos os cátions devem estar expressos em cmoc ou mmolc . Se a análise do solos apresentar os cátions com unidades diferentes, eles devem ser transformados para as unidades que expressam a soma de bases.Além disto, cmoc/dm³ x10 = mmolc/dm³. Da mesma forma, mmolc/dm³ dividido por 10 = cmoc/dm³.

A soma de bases (S) dá uma indicação do número de cargas negativas que estão ocupados por bases nos colóides do solo.

Capacidade de Toca de Cátions - CTC efetiva (t)

Esta nos diz a capacidade efetiva de um solo em reter cátions próximos do seu pH natural.

T = S + Al³

Os valores são expressos em cmoc/dm³ ou mmolc/dm³.

Capacidade de Troca de Cátions - CTC a pH 7,0

É a quantidade de cátions adsorvida a pH 7,0 ou em outras palavras a CTC potencial do solo. Seria o valor a ser atingido se a calagem elevasse o pH a 7,0. “O máximo de cargas negativas que seriam liberadas a pH 7,0 para serem ocupadas por cátions.

A CTC a pH 7,0 (T) diferencia-se da CTC efetiva a pH natural (t), pois ela inclui o H. O íons H encontra-se ligado ao oxigênio (O) via ligação de hidrogênio, que é uma ligação iônica devido a diferença de eletronegatividade

T = S + (H + Al³)

Se desejarmos liberar cargas negativas que estão ocupadas pelo H na CTC a pH 7,0 devemos elevar o pH do solo acima de 5,5. Nesta faixa não existe mais o Al³ trocável. Certas culturas, quando se aplica doses elevadas de calcário ele irá neutralizar parte destes íons H ou acidez não trocável.

Percentagem de saturação por Alumínio (m%)

Expressa quanto por cento da CTC efetiva está ocupada pela acidez trocável ou Al trocável. Seria a percentagem de cargas negativas do solo que está ocupada pelo Al³ trocável, próximo ao pH natural do solo. Ela expressa a toxidez do alumínio.

Quanto mais ácido for o solo, maior o teor de alumínio trocável, maior a percentagem de saturação por Al, menores os teores de Ca, Mg, K e, conseqüentemente, menor a soma de btases trocáveis.

m (%) = (100 x Al³) / t = (100 x Al³) / Ca²+Mg²+K¹+Na¹+Al³

Em solos arenosos, com alta saturação por Al³, a produção de massa verde de soja reduz consideravelmente a partir de 12% no valor (m). A soja é sensível à saturação por alumínio. Doses de calcário devem ser recomendadas para elevar a saturação por bases (V%) em 60%.

Em solos argilosos, a situação não é tão ruim. Aqui o fator limitante na produção de massa verde da soja foi a partir do valor (m) de 31%. Em solos argilosos a saturação por bases deve ser elevada para 50%.

No sistema de plantio direto, deve-se considerar V = 60%. Neste experimento, a relação Al/Ca teve comportamento drástico na produção de massa verde da soja em solos arenosos onde o valor da relação ficou em torno de 0,2. Nos solos argilosos a relação Al/Ca foi de 0,5.

Quando a saturação por Ca for inferior a 4 ou 5 vezes o alumínio a produção de massa verde da soja cai drasticamente em solos arenosos. Já em solos argilosos, com a saturação de Ca duas vezes mais que a saturação por alumínio, ou seja uma relação Al/Ca igual a 0,5 o comportamento é menos drástico.

O efeito tóxico do Al é maior no solo arenoso do que no solo argiloso.

Quando se adiciona calcário na dosagem recomendada aumenta-se os teores de Ca e Mg e vai reduzindo os teores de Al³ (acidez trocável), até que no pH 5,6 o Al³ , praticamente, deixa de existir . Com isto o valor da percentagem de saturação por Al (M%) fica zerado. E, por conseqüência, a percentagem de saturação por bases da CTC efetiva deve ser 100%. Neste patamar a acidez trocável deixa de existir.

Diminuindo-se de 100 o valor encontrado em m%, teremos a percentagem de saturação por bases da CTC efetiva.

Percentagem de saturação por bases (V%)

Este valor expressa quanto por cento dos pontos de troca de cátions no solo estão ocupados por bases. Ou seja, “quanto por cento das cargas negativas a pH 7,0 estão ocupadas por Al e H. O valor V% serve para diferenciar solos pobres (V<50) dos solos férteis (V>50)”.

Vários Estados brasileiros utilizam o V% para recomendar a quantidade de calcário a ser aplicada ao solo, pelo método de elevação de bases.

V% = (100 x S) / T = [100 x (Ca+Mg+K+Na)] / (Ca+Mg+K+Na+H+Al)

Diminuindo-se de 100 o valor V encontramos a percentagem de saturação por ácidos da CTC a pH 7,0.

Gismonti 11/11/2009

http://agronomiacomgismonti.blogspot.com