ACABE DE VEZ COM A CONGESTÃO NASAL COM RECEITAS CASEIRAS!

Eu que tenho problemas gravíssimos respiratórios, volta e meia estou diante de um problemão com o congestionamento nasal e a falta de ar. É um desespero tremendo! E quando isso acontece, começo uma maratona de tentativas caseiras para aliviar o meu problema!

Primeiro eu apelo para o soro nasal mais vendido; e se ele não resolver, como hoje; lá vem receita caseira...

O vapor ajuda a descongestionar pois tem efeito emoliente no muco nasal, assim me ajuda a livrar mais rapidamente do que está bloqueando meu nariz. Eu ponho uma panela cheia d’água no fogo, com algumas colheres de sal na água, espero ferver; envolvo minha cabeça com uma toalha, e passo a respirar o vapor.

Outra coisa que me ajuda muito é beber sopas ou chás bem quentes! Isso me ajuda no alívio da congestão nasal. Preparo sempre chás mentolados, como chás de hortelã e sálvia. Além de aliviarem, eles vão manter meu corpo hidratado, o que ajuda a eliminar de vez o muco e poder respirar normalmente. Também faço sopas picantes, aliás, bem picantes, de preferência com muita pimenta caiena, que é anti-inflamatória; e isso, com certeza me ajuda a melhorar o perrengue!

A última vez que passei o maior cagaço foi em San Pedro de Atacama, no Chile! Após uma subida rápida aos 4.600 metros, passei muito mal e quando desci, um médico me receitou naquele dia vinagre de cidra de maçã. Segundo o médico chileno, o vinagre de cidra ajuda a afinar o muco e permite que ele seja eliminado do corpo mais rapidamente. Eu adiciono uma colher do vinagre a um copo de água e bebo para aliviar o desconforto nasal. Também misturo 2 colheres do vinagre com uma colher de mel em água morna e mexo bem para ficar homogêneo. Em lugares muito críticos, como nos Andes, costumo fazer isso 3 ou 4 vezes ao dia!

Por último, uma combinação entre Hortelã e Limão! Antissépticos e anti-inflamatórios, a hortelã e o limão são maravilhosos aliados na luta contra congestão respiratória. Com a hortelã eu faço um chá bem concentrado, deixo em repouso e bebo o chá morno, cerca de 1 litro por dia; e ainda ponho gotas em cada fossa nasal!

E falando em meu amigo Limão, nada como o suco de limão quente para aliviar a gripe, inflamações da garganta e das amígdalas e outras afecções das vias respiratórias. Eu faço gargarejos a cada duas horas com o suco de limão misturado com meio copo de água quente (quentura suportável, para não provocar queimadura).

Gostou de minhas receitas? Você tem alguma receita contra a congestão nasal? Por favor, nos ensine!

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 18/06/2017
Código do texto: T6031145
Classificação de conteúdo: seguro