Prefácio de Insólitos
 
          De onde tiro tanto tempo para não ler tanta coisa?
          Ao primeiro olhar, a interrogação do Jornalista e crítico austríaco Karl Kraus denuncia a escrita ruim. Porque para escrever, basta querer, conhecido que a atração pela arte é inerente ao ser humano, o que se constata na apreciação da obra de Nietzsche quando exclama – A arte e nada mais que a arte! Ela é a grande possibilitadora da vida, a grande aliciadora da vida, o grande estimulante da vida. A arte como única força superior contraposta a toda vontade de negação da vida. Mas, levar uma obra aos olhos de terceiros requer fidelidade ao idioma e conteúdo pragmático. A exigência impulsiona o jovem escritor a buscar auxílio à produção.
          Diante das verdades de suas aldeias recorrem à sabedoria da poesia de Fernando Pessoa – Janelas do meu quarto, do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é. Mergulham nos livros de escrita criativa e abraçam as oficinas literárias. Em grupos presenciais ou à distância, ladeados por um escritor experiente mas sem poderes para soprar o barro e dar forma, estilo e vida a novos gestores das letras, recomenda o esmero pela língua em uso, indica leitura, apresenta conceitos gerais e mobiliza a prática.
          O combustível propulsor é extraído da relação de primeiro leitor entre os participantes. O texto de um apreciado pelos demais fertiliza o amadurecimento do grupo, qualifica o autor e abre caminhos à premiação e edição de livros  como este que chega as nossas mãos sob o título de Insólitos.
          A querer falar sobre a obra, o pensamento me leva às Cartas a um jovem poeta de Rainer Maria Rilke quando na Paris de 1903 responde a um colega – Não há nada menos apropriado para tocar numa obra de arte do que palavras de crítica, que sempre resultam em mal-entendidos mais ou menos felizes. Reconheço e ofereço a você, caro leitor, o mérito da opinião sobre o conteúdo, mas reservo o prazer de participante em dissertar sobre a criação.
          Primeiro o nosso desejo em publicar, seguido da proposta do tema desafiador. Insólito: Que é contrário ao uso, às regras, aos hábitos, não habitual, anormal, extraordinário, raro. Descrevem os dicionários de significados. O conteúdo filtrado pela malha de olhos dos oficineiros participantes está diante dos seus, a palavra está com você, boa leitura.