Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MUITOS SÃO CHAMADOS


Disse Jesus:

O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico; e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. Mt. 22:2-6.

Bem, disse Jesus que o reino dos céus é semelhante a um homem que achou uma pérola de grande valor, e foi, vendeu tudo o que possuía e comprou aquela pérola. Mt. 13:45 e 46.

Também disse Jesus que quem não renunciar a tudo quanto possui por amor a ele não é digno dele. Lc. 14:33.

Quando ele chamou os seus discípulos, aos quais chamou de apóstolos, ele disse: Segue-me! E eles deixando seus afazeres, o seguiram.

Mas alguém que fora convidado, disse-lhe:

Deixa-me primeiro enterrar o meu pai. Ao que respondeu Jesus: Deixai aos mortos enterrar os seus mortos, mas tu vem e segue-me. Mt. 8:21 e 22; Lc. 9:59 e 60. Outro que fora convidado, disse: Deixa primeiro despedir-me dos meus. Ao que respondeu Jesus: Ninguém que põe a mão ao arado e olha para trás é apto para o reino de Deus. Lc. 9:61 e 62.

Outrossim, houve muitos outros que foram chamados, como o moço rico, que lhe lisonjeando, perguntou: Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus, depois de um breve diálogo, disse-lhe que fosse vender tudo quanto possuía, desse aos pobres, e o seguisse. Isso muito entristeceu ao moço rico, que se retirou triste. Mt. 19:16-23.

Por causa dos discursos de Jesus, alguns discípulos dele já não queriam andar com ele e o deixaram. Então Jesus perguntou aos seus apóstolos se eles também não queriam deixá-lo.  Jo. 6:66 e 67.

Muitos dos que dizem que seguem a Jesus, fazem-se de surdos aos discursos dele. Gabam-se de pertencerem a sua família, ainda que não façam a vontade de quem têm como seu pai, e que é condição para pertencer a sua família, veja:

E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. Mt. 12:47-50.

E muitos dos que têm sido favorecidos por Jesus estão reivindicando parentesco e achando que são amigos dele por isso, apesar de nada quererem com a sua palavra. Talvez pensem que lhe são simpáticos de modo gratuito. Mas apesar de Jesus ter curado à milhares, poucos dos seus seguidores estiveram presentes ao espetáculo da sua crucificação. E poucos tiveram participação nos fatos e atos do seu embalsamamento e sepultamento. Onde estavam os demais?

Mesmo os seus apóstolos fugiram quando da sua prisão. Um o traiu, e outro o negou.

E hoje não é diferente. Dos que dizem que o seguem, poucos o conhecem, guardando os seus mandamentos; desses, menos ainda dedicam-se ao ministério do “Ide”. Por isso, disse Jesus: muitos buscarão e não acertarão. E muitos são os chamados, e poucos são os escolhidos.

E dos que são chamados, muitos dirão:

Senhor! Nós profetizávamos em teu nome, etc., mas Ele lhes dirá: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mt. 7:22 e 23.
oliprest
Enviado por oliprest em 08/09/2007
Código do texto: T643314
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 67 anos
2161 textos (186043 leituras)
247 áudios (2694 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 09:42)
oliprest

Site do Escritor