***DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA*** 20 DE NOVEMBRO

***DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA***

20 DE NOVEMBRO.

D ados estatísticos do IBGE, os negros são menos de 10% da população brasileira.

I nserir o negro no contexto nacional, não é uma questão de cotas racial, é um direito.

A data escolhida 20 de Novembro foi pra coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

D esde a década de 60, o dia é celebrado, embora só agora ficando mais ampliado e participativo.

A data era comemorada no dia 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura.

C omemorar a data 13 de Maio tem sido rejeitado por enfatizar a generosidade da Princesa Isabel.

O movimento negro o maior do país, organiza palestras e eventos educativos que visam principalmente ás crianças negras, procuram evitar o auto/preconceito perante a sociedade.

N ada mais justo e merecido, eu me pergunto por que só um dia no ano?

S erá que o grande Zumbi não merece mais, sonhou ser livre o primeiro grito de liberdade no Brasil

C otas universitárias, inserção do negro no mercado de trabalho, não é favor é direito e dever do estado.

I sso vem demonstrar claramente o quando o estado deve aos negros e seus descendentes, justiça social.

E ntidades no Brasil afora tentam proteger os negros tentando por todos meios que se façam cumprir as leis que nos protegem.

N um país miscigenado, os chamados “pardos” que são os mestiços de negros com europeus ou índios é quase a metade a população.

C onsciência só não basta tem que haver oportunidade e igualdade de condições, não pode cobrar nada de alguém se não dermos condições de fazê-los

I sso é um direito básico entre aos povos igualdade de condições, pois a vida é feita de oportunidades iguais entre os diferentes, pois todos são capazes.

A bolição da escravatura na verdade tem que ser feita todos os dias, ainda falta muita pra sermos realmente iguais principalmente perante a lei.

N ão dar pra entender o porquê de um ser escravizar outro isso é uma aberração dos que dizem serem humanos.

E spero um dia acordar e vermos que realmente somos todos iguais, será que meus bisnetos ou tataranetos vão ver isso?

G aranto que esse é um sonho possível, basta apenas aos governantes serem mais ativos e participativos e os meus irmãozinhos negros irem à luta

R esta aos homens de boa vontade acreditar a nossa constituição que nos dar esse direito, “todos são igual perante a lei”, pena que essa lei ás vezes fica no papel.

A gora nos resta dizer que se cumpra a lei, no Brasil tem disso umas leis pegam e outras não, principalmente aquela que favorece a maioria dos brasileiros.

José Aprígio da Silva, um negro/pardo nascido em Maceió/AL em Novembro de 1959. No mesmo estado onde Zumbi sonhou com uma nação livre. Só mesmo o homem é capaz de escravizar os seus semelhantes. Viva, e mais viva pro grande Zumbi o Guerreiro que há 313 anos sonhou ser livre e com direito puro de ser livre. Hoje ainda sonhamos o mesmo sonho do grande “Guerreiro Zumbi”, voar o sonho da liberdade.

José Aprígio da Silva.

Águas Linda de Goiás/GO

Sexta-feira, 14/11/08 – 16h17.

JOSÉ APRÍGIO DA SILVA
Enviado por JOSÉ APRÍGIO DA SILVA em 14/11/2008
Reeditado em 19/11/2015
Código do texto: T1283481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.