Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
06/05/21 10:43 - Márcio Adriano Moraes

Uma peça

06/05/21 10:29 - Dirceu Ibaldo Jr

UMA ANÁLISE SOBRE A ARTE: JOSY LINKELS

                      Dirceu Ibaldo Jr., poeta, escritor, crítico de arte .

                                                                     Pesquisador do centro de letras e artes da UNIEB

 

Josy Linkels, é um artista plástico e nobre luxemburguês, condecorado com as mais altas honras no campo das artes em âmbito internacional. Suas conquistas a par da academia, alcançaram o reconhecimento, sendo condecorado com a Ordem da Coroa de Carvalho do Grão-Ducado do Luxemburgo, Cavaleiro-Oficial da Ordem da Coroa Real do Reino da Bélgica, Cavaleiro oficial da Ordem Leopold II, Rei dos Belgas, entre outras, incluído o prestigiado título de Doutor H.C. em Belas Artes.

 

O que as telas comunicam sobre seu tráfego artístico.

 

Na definição de Meyer Schapiro, a arte abstrata ampliou os meios de que dispõe o artista para a pesquisa de regiões de sensações e percepções anteriormente desconhecidas. Também para o público, o mesmo ocorre. Mas para se ter acesso a esse universo é preciso uma contínua e séria experiência de observação. Isso nos faz trazer aqui a ideia da "visualidade pura", que diz que a arte é uma linguagem específica, que se produz de acordo com suas próprias leis, e que os conceitos não podem explicar.  O olho, elemento móvel e aberto para o mundo externo, traz de volta para o sujeito o que foi visto, e, é nesse sentido, que conhecer é ser invadido e habitado, por imagens e não por conceitos.

 

A arte de Linkels, tanto figurativa como abstrata, é baseada, sem dúvida, em uma energia, que também parece impregnar sua própria existência. Ela parece pretende reunir vida e arte, em uma identidade única e íntima, e esta pesquisa nos permite participar, não apenas como espectadores, de seu mundo cheio de espiritualismo e sonhos, mas como testemunhas intrusas do ato de criação. Expressividade, composição das imagens, uso das cores, anatomia, perspectiva, estão impressas em seus critérios da pintura. Em suas telas, está expresso sua criatividade, o senso de observação, a inserção de caracteres pessoais na obra, e algo importante, a interação com o tempo, e o meio onde vive e transita.

 

Linkels, com o seu traço da percepção visual, enfatiza singularmente a importância, no seu ato perceptivo, e nos faz cumplice na relação indissociável, entre o observador e o seu ambiente, conferindo uma relevância essencial ao fator orientação. Isto significa que as suas obras, tal como os outros sentidos, não inclui apenas informações do exterior, mas também acerca de quem vê, envolvendo sempre a co-percepção de si.

 

É na tensão individual do making off, que o filme interior visível, a frescura, e o encanto cativante do trabalho do artista Linkels, consegue despertar emoções, através de uma ideia transformada em sentimentos, configurado de um gesto pictórico, cuidadoso e preciso; na formação de imagens, com efeitos de luz realmente surpreendentes em seu trabalho, onde volumes, linhas, traços, resíduos, são os "vasos comunicantes" do corpo-pintura.

 

A força nas obras de Linkels se dá pelas cores, que nos transmite uma energia mística profunda. As cores aplicadas a grandes esmaltes de cor, jogam nas “nuances”, acordes tonais reduzidos ao essencial, onde as vibrantes pinceladas prevalecerão em ocres e azul, para melhorar o amanhecer de encantamentos. São paisagens cênicas, lugares da alma, envoltos em sombras de proteção e secretos da noite: a cor é considerada em primeiro plano, associada a uma utilização vigorosa do tema. Seus quadros de fundos sombreados sobre os quais se espalham empastamentos de cor, seus tons quentes de ocre e marrom, os levam a entender o entusiasmo de um Linkels colorista. Percebe-se com suas intensidades, os imperceptíveis e secretos caracteres das linhas, das formas, e mais ainda, as cores, e as luzes.  Suas pinceladas revelam o gesto que a produziu, como cada matiz das cores (e sua vibração luminosa ou opaca), define o alargamento do resultado que quis obter.

 

Nas telas de Linkels, superfícies são fendidas pelo pincel e vivem sob o efeito das pinceladas, que passeiam sobre o corpo da tela, que se entrega, inebriada pelas carícias do seu autor. Matérias e cores se insurgem sobre espaços pintados, revelando outros espaços internos, gerando contrapontos que nos fazem pensar na "Oferenda musical" de Bach, traduzindo tantas pautas, quanto o número de vozes ali expostas. Grossas cores mediterrâneas e o esforço inteligente, conferem poesia à imagem, que é o centro de gravidade de sua pintura: nela se vê nas imagens, a vibração lírica de sua necessidade interna, onde seu trabalho torna-se um ato moral, de forma expressiva, nos impulsos emocionais e simbolista, como o resultado e descobertas, feitas pela liberdade interior que se encontra este afloramento de sua tensão interior, que é a sua marca intrínseca.

A pintura deste artista é assim marcada por um olhar intenso, pelo impacto emocional que absorve não só as personagens, mas, podemos dizer que absorve simultaneamente toda a cena como jogo dos olhares.

 

Ele consegue estabelecer uma relação fundamental, num pacto entre o corpo e o mundo é a relação de orientação, que especifica um espaço de vivências no seu itinerário criativo.

Sua experiência pictórica, possui, como se vê, uma tonalidade afetiva. Este comportamento vectorial, ou de orientação, é o olhar dos objetos ostentando os seus recursos à superfície das telas. Certos sinais com que nos acenam, correspondem já, a um registo mais apurado, que requer condutas exploratórias avançadas.

 

Os sentidos considerados como sistemas perceptivos, plasmados em suas obras, possibilitam extrair cada vez mais informação dos conteúdos, além de que uma informação qualitativamente mais subtil e elaborada. A sua força reside na informação que está codificada na luz ambiente, que é a luz modificada pela reflexão, que transporta informações sobre as superfícies do ambiente.

 

Considerando os quadrantes, alto-baixo, esquerda-direita e perto-longe, de suas telas, conseguimos assumir a nossa posição ativa na percepção do espaço ambiente, ali estampado, que imprime uma vaga forma de presença.

Em suas telas, os objetos, olham-nos e estabelecem conosco um diálogo visível: um material rígido oferece-nos apoio, enquanto orienta os nossos passos e convida-nos a parar, a contemplar, e acompanhar sua experiência autoral. Processa-se aquilo a que poderíamos chamar uma teoria da imaginação. Linkels nos convida, a imaginar a situação, enquanto nos movemos em redor de um objeto parado, e permite retirar do objeto os invariantes que o especificam.

 

O aparecimento da lua desperta desejos e pensamentos. Muitas obras são feitas de azuis, e os pretos e parecem anunciar a aproximação de algo poderoso, sem ser sombrio e desolado.

Entre análises de algumas obras, e pensar em sua linha evolutiva, os pontos de convergência resultam de questões históricas, de autonomia de concepções artísticas, e influências diversas, em razão das diferenças entre os condicionantes culturais. O artista, em sua verdade, faz da arte uma forma de auto - descoberta. Seu itinerário criativo, demonstra um processo da mistura entre emoções e razão, interior e exterior, privado e público, espiritual e material. Sua arte demonstra ser feita, buscando sempre a experimentação, sem medo da falha, e sem a aspiração da premiação, em si. Podemos sustentar que a arte de Linkels, é aquela arte se explica por si só, oferecendo ao espectador, a possibilidade de fruição do prazer estético, antes mesmo que qualquer juízo crítico estabelecido.

 

Josy Linkels é um artista com uma personalidade distinta, de modo a não embalar em um grupo específico de tendência. Sua singularidade emerge do primeiro ambiente de trabalho, quando a imagem de um edifício antigo ou uma obra abstrata, é colocada em um determinado estágio da situação emocional considerada. Continua o desenvolvimento de seu trabalho com uma descritiva técnica meticulosa, onde coincide, narração, e um elegante traço, que passeia pela tela em perfeito equilíbrio rítmico. Na tela, expressa seus sentimentos, revelando uma intelectual meditação (sutil), sempre em busca de novas formas de composição e desenho, onde as cores - essas vibrações poéticas- se entregam aos arroubos da sua personalidade

 

O que não se pode esquecer nesta relação é que a pintura deste artista, tem uma vida própria, independente do espectador. Seu organismo é formado por linhas, traços, cores, elevações e recuos de matéria pictórica. Estes elementos dominam, a “priori”, o que vai se passar em nossa mente, o que vai atingir nossa sensibilidade.

Vemos aqui, um representante dos artistas que com maestria sublime do pincel, mesmo no século XXI, continuam a existir, como testemunha da criatividade, mostrando como a mais incisiva arte, suplanta a era cibernética.  Não é a criatividade manual, que continua a surpreender os nossos olhos, cada vez que admiramos as grandes obras de grandes mestres?

 

Linkels é um daqueles pintores que continuam essa tradição, lembrando-nos do valor das habilidades manuais, e a importância da sua preservação. 
A arte de Linkels é um clássico da arte, claro e definido na construção do todo, extremamente legível e acessível, mesmo ao olho menos treinado. Tudo isto é reforçado por um tom original que desenvolveu, acentuado no tempo e na transição da típica pintura romântica dos anos 80.

 

Por fim, podemos dizer que dentro de suas obras, a cor funciona como os sons dentro de uma música, deixando de ser apenas justaposta, mas imprimindo uma relação entre reflexos, animando a pintura como massas harmônicas. A cor torna-se uma linguagem particular, capaz de criar sentimentos, veicular ideias, fazer sofrer o espectador.  

A pintura de Linkels é assim marcada por um olhar intenso, pelo impacto emocional que absorve não só os personagens, mas, absorve simultaneamente toda a cena como jogo dos olhares.

 

De um modo magistral Linkels joga com o espectador, joga conosco, abrindo-se para o mundo que evoca e convoca.

Em fim suas obras traduzem uma poesia pictórica, e nos transforma a todos em poeta, ao nível da imagem fruída.

06/05/21 08:21 - T BlackWolf

Tua cabeça fala Não 
Tua alma grita  corre
Teu coração te trai e faz você definhar 
Cada vez mais se afundar 

 

Já não sabe onde se encontrar 
Que mares navegar 
Que trilhos caminhar 
Não sabe sequer se continua a amar 

 

Oh dúvida atroz 
Vós que tudo calais
Vós que tudo comandais

Faça- se ouvir 
Ressoa dentro de mim 
Faça me ouvir tua voz 

 

Eu suplico 
Eu imploro 
Pois eu me amo 
Eu me adoro 

 

Mas eu não sei mais quem sou 

 

Grito interior

06/05/21 08:00 - Daniel marinho

A casa do horror

 

 

Mudar de uma casa para outra é uma coisa que não é algo traumático, mas para mim acabou sendo. Meu nome é Claudia tenho 23 anos, eu tinha acabado de sair de um relacionamento tóxico. E ainda estava sofrendo um pouco, com traumas e sequelas que essa experiência me deixou. Minha história começa quando eu decidi mudar para uma casa nova. Na primeira noite já presenciei coisas estranhas, durante a noite eu escutava vozes. Pareciam pessoas cochichando, esses sons vinham da cozinha.

Eu não entendia o que essas vozes diziam, mas eu achava que era algo ruim, uma vez eu estava quase dormindo. E minha coberta foi puxada para baixo, eu levantei rápido mas não vi nada de anormal. Então eu tentei dormir novamente, deitei, puxei a coberta até a nuca, e fechei meus olhos. Então eu senti como se uma tarântula andando em cima da coberta, eu podia sentir suas oito pernas, cada vez vindo na minha direção. Quando eu senti ela quase no meu peito, me levantei rápido, mas ao olhar não vi nada.

Comecei a pensar que estava ficando maluca, mas os estranhos fenômenos continuaram a acontecer. Um dia eu estava cozinhando enquanto falava ao celular, na minha mão direita estava uma espátula, na esquerda o celular. Eu tinha desligado o fogo da frigideira, mas enquanto eu conversava de costas, foi quando eu ouvi um estrondo.

Quando me virei, vi as chamas altas, batendo no teto. Me assustei tanto que o celular caiu da minha mão, ao bater no chão ele se espatifou, Eu corri para desligar o fogo mas quando olhei, ele já estava desligado, mas continuava a sair chamas. Eu corri para fora da casa, para buscar ajuda, mas quando voltei as chamas tinham desaparecido.

Uma outra coisa estranha aconteceu de noite, enquanto eu dormia, senti algo molhado pingar no meu nariz. Pensei que talvez fossem gotas de chuva, e que o teto tinha infiltração, mas quando olhei com mais calma. Era sangue, um sangue muito pegajoso e vermelho, ele pingava de uma mancha preta, que estava no teto. Eu nunca tinha notado aquela mancha preta até aquele dia.

Depois disso, as coisas começaram a piorar, as portas batiam sozinhas, eu via um homem de preto atravessar a minha casa, quando olhava não tinha ninguém. Eu apenas o via de canto de olho. As vozes da noite aumentavam, agora eu também ouvia passos. E o pior, eu trancava a porta do meu quarto toda a noite, com medo dessas coisas virem até mim. Mas de vez enquanto eu escutava alguém bater na minha porta, às vezes até escutava a maçaneta rodar, um dia escutei alguém esmurrando a porta como se estivesse com pressa. Eu me escondi debaixo das cobertas e fiz uma oração, eu só queria que isso acabasse.

Um dia minha mãe foi me visitar e viu que eu estava mal, estava toda descabelada, conversava sozinha, e fazia dias que não tomava banho. Eu literalmente já tinha perdido a sanidade, então ela me levou pra casa dela, cuidou de mim. E assim eu voltei ao normal, nunca mais voltei naquela casa, mandei até queimar meus móveis pois não queria nada dela.

 

Por: Daniel marinho

06/05/21 07:40 - Ivan Tadeu dos pobres

TÁ MAIS DO QUE NA HORA DE GOVERNAR POR DECRETO... PARA NÃO FALIR TOTALMENTE ESSA NAÇÃO PERANTE O MUNDO!!!

 

 

 


" - ESPEREM PARA VER SE FIZEREM LOCKDOWN DE NOVO... VOU GOVERNAR POR DECRETO!!! "

 

 

 

                                   - Jair Messias Bolsonaro - na coletiva sobre 5 G

06/05/21 07:38 - ivanoterrível

NOSSOS SENTIMENTOS DE PESAR A TODOS OS FAMILIARES DE PAULO AUGUSTO E SEUS FÃS ... COM EU... DONA HERMINIA É MAIS UMA ESTRELA NO FIRMAMENTO... VÁ COM DEUS PAULO AUGUSTO!!!

 

 

 

Corpo de Paulo Gustavo será cremado em cerimônia íntima para família e amigos

 
 


O corpo do ator Paulo Gustavo, que morreu em decorrência da covid-19 na terça-feira (4), será cremado em uma cerimônia restrita a familiares e amigos. A informação foi confirmada pela assessoria de impressa do humorista.

06/05/21 07:35 - Ivan o terrivel

CUIDADO TU PODES SER PROCESSADO E PRESO POR NOTÍCIAS FALSAS!!!

 

 


ACRÓSTICOS * 12 - QUADRAS - FALO...

 

 

 

                    FALO...

 

 

 

N ada falo desse tal falo teso e duro...

A ssim como veio ao mundo continua...

D ando prazeres a todas elas sempre...

A ssim com certeza falam demais dele!!!

 

 

D eus nos deu o livre arbítrio dele livre...

I mpossível controlá-lo quando é ativo...

G uardo ele com carinho para preservar...

O nde e quando for preciso esteja seguro!!!

 

 

C om certeza sempre bem protegido talvez...

E sse tal sexo que se faz com alguém sério...

G arante que jamais guarde rancor por isso...

O u o prazer é redobrado da bala sem papel!!!

 

 

M uitas mulheres são as melhores testemunhas...

U m belo falo é sempre benvindo ou talvez fala...

D as alegrias de sua presença a todo vapor lá...

O nde deveria estar e jamais sair tão cedo!!!

 

 

T udo que é bom dura poucos segundos ou minutos...

O nde um repeteco é sempre muito bem vindo a dois...

D eus nos deu o produto do ato de amor prazeroso...

O nde um(a) filho(a) com certeza será benvinda!!!

 

 

D esde os primórdios tempos das tais cavernas...

U ma caverna tão misteriosa e quente nos faz...

R esgatar o passado e nos levar para um futuro...

O nde com certeza seremos muito bem lembrados!!!

 

 

 

F alo que te falo que és bem quisto demais como tal...

A ssim deixa muitas saudades num ato maravilhoso..

L eva o prazer aos píncaros da tal Deusa do Amor...

O nde a Afrodite e Adônis num ato falho acontece!!!

 

 

 

Nota do autor:- Helena de Tróia deixou Menelau e buscou Páris, talvez por falta de falo!!! Não falo pois não estava lá no tempo das glórias de Menelau na guerra, mas na perda de sua Helena a Páris definitivamente!!!

06/05/21 07:00 - LudHess

 O que estão achando dos sketches que posto todos os dias?

 

06/05/21 02:46 - Nara Stern

Gratidão! 

Simples!

               "Vida"

05/05/21 23:46 - Marli Franco

http://marlifranco.blogspot.com/

https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=12564

 

 

"Rendo-me em poesia, olha no centro da alma e veja assim.
A tua melodia absorve meu ser descobre teu poema em mim..."

Marli Franco

Direitos Autorais Reservados®

http://marlifranco.blogspot.com/

https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=12564

 

05/05/21 23:26 - Eduardo Domingos de Lima

Nova poesia disponível:

 

Na lápide

 

https://www.recantodasletras.com.br/poesias-de-reflexao/7248781

05/05/21 22:18 - JUNIOR CAMPOS
05/05/21 21:19 - JOÃO VICTOR FILGUEIRA

"EU SEI, EXATAMENTE O QUE UM HOMEM PODE FAZER PARA SEU IDEAL, E NÃO FAZ".

05/05/21 20:45 - Gustavo Valério Ferreira

Boa noite, amigos recantistas!

É com bastante alegria que vos anuncio o lançamento do meu primeiro livro, Delírios Circulares, disponível em 4 plataformas. Saiba mais clicando aqui.

05/05/21 20:41 - Francisca Miriam

  Muito boa noite!     

 

Publicado, hoje:

 

   Hoje, em data significativa, com Sol deslumbrante...  

 

Para apreciar e comentar, clique   AQUI   

 

 

Leia mais, a obra da escritora e poetisa Francisca Miriam, clicando   AQUI  

 

 

Tenham, todas e todos, uma excelente noite.

 

 

 

05/05/21 19:19 - Lucília Santos

Boa noite!!! 

Gostaria de compartilhar meus arrtigos com vocês!!!

 

Artigo 1: Superdicas para alcançar suas metas com sucesso

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7099500

 

Artigo 2: Seja um diferencial no mercado de trabalho, busque qualificação

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7097424

 

Artigo 3: Arrisque-se e permita-se a ser você mesmo e seja muito feliz

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7076151

 

Artigo 4: Siga em frente e lute para conquistar sua felicidade

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7068927

 

Artigo 5: Não desanime e jamais desista de lutar

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7027031

 

Artigo 6: Empodere suas potencialidades e siga rumo à concretização dos seus sonhos

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7132406

 

Artigo 7: Empodere suas habilidades e siga rumo à concretização dos seus sonhos

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7132406

 

Artigo 8: É possível desenvolver a inteligência emocional: utopia ou realidade?

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7124352

 

Artigo 9: A vida é um constante aprendizado

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7122619

 

Artigo 10: É possível conquistar a felicidade plena em tempos de crises?

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7117806

 

Artigo 11: Tudo na vida tem um verdadeiro propósito

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7107049

 

Artigo 12: Acredite em seu potencial e vencerá seus obstáculos

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7100967

 

Artigo 13: A tecnologia e o mercado de trabalho: o profissional do futuro

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7211525

 

Artigo 14: Para evoluir temos que nos transformar constantemente

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7246182

 

Artigo 15: Neuroaprendiz- o sujeito da aprendizagem

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7012117

 

Boa leitura e uma excelente reflexão!!!! 

05/05/21 18:11 - Karol Diniz

Eu o vi poucas vezes, nunca nos falamos a não ser na divisa de um balcão de uma papelaria, no início dúvidas me corrompiam, mas não há como fugir. Sim, você é a resposta das minhas orações, não a definição de amor que vem em minha mente, mas sim o seu nome, o desejo de vê-lo bem mesmo de longe, por mais que você não saiba, afinal quem imagina? Como isto seria possível? Um amor à primeira vista, mas nem tão primeira assim, um amor platônico? Não, só amor. Eu sinceramente não sei o que aconteceu comigo ao te conhecer, nem tenho um porque, mas você é luz, pureza e é a única pessoa em 17 anos que me transmitiu o que eu nunca havia sentido antes, eu espero que um dia possa te contar o que eu sinto. H

- Karol Diniz

05/05/21 12:18 - De Paulo Ramos

 

 

https://www.facebook.com/566681213700367/posts/1391818224519991/

Bom dia. Saiu matéria sobre meu livro "Buscando Horebe" na Nova Tv, de Lins, São Paulo. 
Link acima☝☝☝

 

05/05/21 10:59 - Leonardo Ulhoa

desta letra em diante: "Todos os Dias (eu sou seu)"

05/05/21 10:00 - Uma Mulher Um Poema

APRESENTO-LHES A MINHA PUBLICAÇÃO DE HOJE

ACIDENTE NO NINHO.

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!

05/05/21 09:29 - SANTO VANDINHO

                             "ORAÇÃO PARA ORIGEM CRIADORA"

 

                                          (GRADECIMENTOS)

 

clique no nome (SANTO VANDINHO) acima citado / clique em (TEXTOS) / clique no (TOPICO) / Leia / Medite e deixe seu comentário de Agradecimento a querida ORIGEM CRIADORA!

 

 

         (SE DE FIQUE FIQUE EM CASA E SE SAIR USE MÁSCARA)

 

                                               PAZ E BEM

05/05/21 09:23 - Sonya Azevedo

 

     Bom dia amigos,

Hoje quis publicar um soneto especial

e pareceu-me que este,

"Na beira do Silêncio"

diz de um momento especial

ao qual todos buscamos.

Já desejando de antemão

um feliz e abençoado

dia das Mães,

deixo o link de um momento que me foi muito singular

 

https://www.sonyaazevedo.net/visualizar.php?idt=7248574

 

Muita luz e paz.

Tudo de melhor sempre!

05/05/21 07:12 - Ruy Nauar Bastos

Da extravagante lentidão de viver

O BRILHO DO SOL É MAIOR DO QUE CONSEGUIMOS ENXERGAR.
"A maioria de nós confunde aparências com realidade", Platão. 

Nascemos míopes, especialmente na mente.

CAMINHO SEM FIRMEZA.
Ando como um andarilho buscando alcançar a mim mesmo. 
"Há uma diferença significativa entre aparência e realidade", Platão. 

Lentamente procuro o caminho do sucesso, seja ele qual for - esse negócio de vencer na vida parece um lugar para poucos.
Lentamente percebo que somos todos todos heróis e vencedores - vencemos os monstros, as lendas de cada esquina que dobramos.
Lentamente procuro firmar meus passos, eu que já tive tanta pressa nesta minha tão breve vida.

05/05/21 04:36 - Ivan o terrivel

TEM MAIS 8 QUADRAS / ACRÓSTICO NO MEU ESPAÇO NO RECANTO...

 

 

ACRÓSTICO * 9 - QUADRA - NADA...

 

                   NADA...

 

P ode ser tão estranho quando criança...

O nde nos contam fantasmas a espera...

D entro de um quarto escuro na casa...

E le te assusta sem mesmo aparecer???

 

D esse medo quando criança já tinha...

O nde as vezes seguia alguém que ia...

E ste tio que talvez iria me levar ao pai...

R ecordo que andar no escuro eu temia!!!

 

M as lá ia o meu tio com um farolete...

A ssim eu no escuro seguia com medo...

I nfelizmente havia um riacho e a ponte...

S em que nada houvesse do outro lado!!!

 

C omo já estava sobre a ponte via uma luz...

O nde no chão havia um monte de pano...

M as aquilo cresceu como se fosse algo..

O nde aquilo deu um vozeirão:- BOOOO!!!

 

T alvez você seria corajoso mas eu não...

O nde com 5 anos corri e passei pelo rio...

L utando contra o medo não olhei para trás...

O nde jamais soube quem era o fantasma!!!

 

M as os anos passaram e jamais sai de casa...

E sse tio que viajou seguiu seu caminho...

D entro de um lençol estava o outro tio...

O nde fingiu ser o fantasma tão real e fugi!!!

 

Nota do autor:- Não pense que as histórias contadas não nos amedrontam que talvez por um bom tempo nem ia ao banheiro que ficava bem longe de casa pois no interior é uma fossa com madeira por cima e fechada por 3 lados e uma porta... distante da casa para não ter mal cheiro... mas com 5 anos não queria eu encontrar o fantasma do outro lado do riacho de novo!!!!

05/05/21 04:10 - ivanoterrível

TE CUIDA MITO... 

 

POIS DEPOIS DO MANDETTA TER SIDO ACUSADOR DE MATARES...

 

410000 PACIENTES DE COVID... A CULPA É SÓ SUA!!!

 

E OS 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS QUE ERA DO LULA TAMBÉM!!!

 

 

NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO PARA SABER QUEM PRESTA...

 

 

E QUEM NÃO PRESTA PARA SER SEU AMIGO OU COLABORADOR...

 

 

FIQUE ESPERTO QUE ESSE PERNETTA... NUNCA FOI MÉDICO...

 

 

APENAS SEU COLEGA DE DEPUTADO FEDERAL PELO MS OU MT!!!

05/05/21 03:59 - Ivan Tadeu dos pobres

JULIETTE FREIRE... É A VENCEDORA DO BBB 21 EIS AQUI A MINHA SIMPLES HOMENAGEM QUE FALAR DIFERENTE NESSE BRASIL NÃO É VERGONHA NENHUMA!!!

 

SOU NETO DE JAPONESES, QUANDO CRIANÇA TAMBÉM FUI VÍTIMA DE BULLYNG QUE NÃO CONSEGUIA FALAR VIAGEM... E COMO NA NOSSA RAÇA JAPONESA NÃO EXISTE O VA - VE - VI - VO - VU... TUDO FICAVA MAIS DIFÍCIL QUANDO ALGO QUE FOSSE ESCRITO COM VA... COMO VACA... FICAVA BACA!!! VOVÓ... BOBÓ!!! IMAGINE A GOZAÇÃO NA SALA DE AULA DO PRIMEIRO GRAU!!! 

 

MAS A VIDA NOS ENSINA QUE LENDO QUE SE APRENDE E FALANDO EM VOZ ALTA PARA QUE POSSAMOS CORRIGIR A NOSSA FALA E HOJE NEM TENHO MAIS SOTAQUE DE QUE SEJA NETO DE JAPONESES!!!

 

SE TIVEREM TEMPO VEJAM O QUE POSTEI SOBRE A SISTER MILIONÁRIA AGORA DO BBB 21 DA GLOBO!!!  NO MEU ESPAÇO AQUI DO RECANTO DAS LETRAS QUE POR SER PROLIXO ( NÃO PRO LIXO) SOU TALVEZ UM DOS QUE MAIS ESCREVE POR AQUI... SÃO MAIS DE 15000 ESCRITOS COMO POETA, PIADISTA , CONTISTA E COM CERTEZA O JAPA MAIS MALUCO DO WWW.RECANTODASLETRAS.COM.BR

   :   Ontem, terça-feira, 04 de maio: Maior greve do movimento estudantil brasileiro, mobilizando 20 milhões de estudantes, em 1993. Hoje, quarta-feira, 05 de maio (de 2021), é Dia da ComunidadeDia da Artista Pintora / Dia do Artista Pintor¤; Dia Nacional das Comunicações¤; Dia Nacional da Liberdade de Imprensa¤; Dia Nacional da Líder Comunitária / Dia Nacional do Líder Comunitário¤. Dia do nascimento de Karl Marx, em Trier, Alemanha, 1818.                  

 

Jornal DeLeitura: Quem lê, vê o mundo com outros olhos :  Do mundo da Leitura para a Leitura do Mundo . . .

 

"Não nascemos sabendo e nem gostando de ler, por isso é preciso educar para ler desde a primeira infância, ler gêneros diversificados, ler literatura.

Educar para ler é uma missão que requer esforço, concentração e criatividade, principalmente em uma época com excesso de informações midiáticas e escassez de tempo, como a nossa."...

 

A seguir, mais um texto precioso do "Seu" Chico Chicão:

 

*CRÍTICA DE GUEDES A FILHO DE PORTEIRO NA UNIVERSIDADE É O RETRATO DA CLASSE MÉDIA BRANCA.*

                                                         Jessé Souza - sociólogo e escritor.

 *Uma mistura de burrice, pois assim se constrói o ressentimento social, com maldade. O desprezo gratuito ao vulnerável. É o retrato da tragédia brasileira.*  Jessé Souza - ex-diretor do IPEA.

  E no Dia do Trabalho, o presidente(?) Bolsonaro *amacia* os casos de trabalho escravo no Brasil. Talvez Bolsonaro queira anular a Lei Áurea de 1888. Com esse senhor tudo é possível. Inclusive qualquer loucura.

  E a Direita busca freneticamente por um Cinderelo para ser o candidato IDEAL. Huck, Mandetta, Leite(RS), Dória(SP), Ciro Gomes, todos esses não têm nenhuma possibilidade. Nem com reza braba! KKKKKKKKKKKKK

  E os militares, hein? Estão entranhados nesse governo até o pescoço. E ficam fazendo ares de paisagem, inclusive com contrainformações disseminadas na imprensa vagabunda. É claro! Os militares querem que acreditemos que eles não têm nada a ver com Bolsonaro. E dizem que o Comunismo não pode voltar ao Brasil!?!?!?  É o suprassumo da paranoia.
 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Chico Chicão

Enviado por Chico Chicão em 03/05/2021
Código do texto: T7246945
Classificação de conteúdo: seguro

 

NOTA: O texto acima pode ser lido (e comentado) em seu endereço original:      

   https://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/7246945

 

 

 

04/05/21 21:30 - Poeta Antonio Ferreira

Vejam minha poesia para o Concurso Tâmaras:

Legado (Antônio Ferreira)

04/05/21 21:23 - Rosemberg Reis

Boa noite poetizados. Te convido a ler o melhor poeta desse recanto, EU. Sem dúvidas, vai lá, sem soberba, só fatos. 

04/05/21 18:56 - Vitor Pereira Jr

Curte contos envolventes de suspense e mistério policial?

 

O Carniceiro de Villene

https://recantodasletras.com.br/contospoliciais/4750112

 

Abraços literários,

 

Vitor Junior

12.10.2007 – 08h22min –

Os amores que não realizei foram o tônico para os concretizados.

04/05/21 18:36 - Lucília Santos

Boa noite!!! 

Gostaria de compartilhar meus arrtigos com vocês!!!

 

Artigo 1: Superdicas para alcançar suas metas com sucesso

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7099500

 

Artigo 2: Seja um diferencial no mercado de trabalho, busque qualificação

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7097424

 

Artigo 3: Arrisque-se e permita-se a ser você mesmo e seja muito feliz

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7076151

 

Artigo 4: Siga em frente e lute para conquistar sua felicidade

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7068927

 

Artigo 5: Não desanime e jamais desista de lutar

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7027031

 

Artigo 6: Empodere suas potencialidades e siga rumo à concretização dos seus sonhos

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7132406

 

Artigo 7: Empodere suas habilidades e siga rumo à concretização dos seus sonhos

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7132406

 

Artigo 8: É possível desenvolver a inteligência emocional: utopia ou realidade?

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7124352

 

Artigo 9: A vida é um constante aprendizado

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7122619

 

Artigo 10: É possível conquistar a felicidade plena em tempos de crises?

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7117806

 

Artigo 11: Tudo na vida tem um verdadeiro propósito

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7107049

 

Artigo 12: Acredite em seu potencial e vencerá seus obstáculos

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7100967

 

Artigo 13: A tecnologia e o mercado de trabalho: o profissional do futuro

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7211525

 

Artigo 14: para evoluírmos temos que nos transformar constantemente

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7246182

 

Artigo 15: Neuroaprendiz- o sujeito da aprendizagem

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-neurociencia/7012117

 

Boa leitura e uma excelente reflexão!!!! 

04/05/21 14:47 - Igor Pinheiro Sampaio
04/05/21 08:38 - viniciusgeyer_____

O brincar nas ruas não morreu ,está ali sorrindo e pulando.
E na fantasia  não se perdeu, achou um amigo de infância.
O brincar nas ruas reviveu, adormeceu e sonhou ,como a felicidade da criança.
Que pula e brinca e suja-se e sorri, e depois recomeça novamente a ciranda.
E um dia perdera toda a alegria..?
Talvez ainda não, terá na sua alma o infante que cresceu ,e que lembrara outrora.
Ainda ontem quando o seu filho correu, jogando bola.
 

 

Texto:O brincar nas ruas.

Autor:Vinicius Geyer.
 

03/05/21 22:41 - Túllio Carvalho
03/05/21 22:19 - Gedeane Costa

olá, recantistas!

Visitem minha escrivaninha...obrigada.

 

EIS MEU BEM AMADO MAU

 

Eis meu bem amado mau
porque me deixa abatida
com cara de sofrida
ao toque do berimbau.

 

Eis meu bem amado mau
que despedaça meu coração
pinta meu rosto de cal
ocultando minha solidão.

 

Se espero você,
a minha dor já tão nua
ao entardecer...
me desprezo a toa
e a culpa sendo minha
a veste desabotoa
minha tristeza
é toda sua...

 

Eis meu bem malvado
e nem assim notei...
só quando cheguei ao inferno
foi aí que eu me acordei.

 

Nada meu
nem bem
nem amado...
anoiteceu...
solidão doeu.

Antes só, do que mau acompanhado...

03/05/21 22:15 - Xande de Matos

Retomando minha escrivaninha, visite-me, deixa seu comentário, e me convide para um café em sua escrivaninha 

 

https://www.recantodasletras.com.br/autores/xandematos

 

Nos vemos por aí e pelas leituras !

03/05/21 22:02 - Crislambrecht

⁠ Tempo é o que importa

Quanto resta, não se sabe

Sábio mudo, economiza

todas suas palavras

Tais que mudam com o tempo

 

 Pendulares batidas de grãos de areia a cair uns sobre os outros afastando-nos da origem tão distante quanto o fim

(?)

 

 Que mais é senão medida?

 

 Mutável, desprovido de limites

Beirando a inexistência

pois sem nós, desaparece

 

 Nos mata, envelhecendo

 Nos angustia enquanto passa

tragando-nos em pacienciosa

contemplação da eternidade.

03/05/21 21:00 - Sandra Fayad Bsb

Boa noite, Amigos!

E a seca já ronda o cerrado, em contraponto à beleza que se instala. Aqui conto um pouquinho deste momento. Obrigada pela leitura! Irei retribuir a sua visita com prazer.

 

https://sandrafayad.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=173762

 

03/05/21 20:38 - Karol Diniz

Sinto medo. Medo das pessoas, humanos com mentes desumanas e pensamentos perversos, esse horror me persegue, me contamina, me domina. Até que eu te sinto, te enxergo e mesmo sem conhecê-lo, sinto paz, pureza e bondade, eu não temo mais. Você é um anjo? H

03/05/21 20:20 - Adamar Gomes

Deixei lá no meu espaço um caso de uma partida de futebol, em um domingo de manhã, em que a PAMONHA acabou se transformando no grande destaque, na localidade de Capelinha.

 

Leia e comente: O JOGO DAS PAMONHAS.

 

Agradeço-lhe desde já pela visita...

 

 

03/05/21 19:45 - PAULO REIS

FRIBURGO

 

Entre cascatas e serras
Tenho o verde e puro ar
Do Pico da Caledônia
De longe eu vejo o mar.

 

O poço é feio
Mas muita gente vai pra lá
A noiva está sempre bela
Sem nunca desencantar.

 

O cão espera sentado
A quem queira lhe visitar
Se a Suíça é brasileira
É porque aqui é melhor que lá.

 

A produção de horti-fruti
Leva o verde a muitas mesas
A capital da moda íntima
Toca o íntimo e traz riquezas.

 

O teleférico no Suspiro
Faz a gente suspirar
Com a vista panorâmica
Que encanta o olhar.

 

A praça Getúlio Vargas
Deslumbra por sua beleza
É o coração da cidade
Em meio à natureza.

 

Paulo Reis

 

In.: 1825 dias de poesia:coletânea terça converso no café. Rio de Janeiro: Urbana Arte & Comunicação, 2004. p 87;
Livre pensador: antologia de poesias, contos e crônicas. vol. II. São Paulo: Scortecci, 2004. p. 216;
A Voz da Serra – Por que eu amo Nova Friburgo?, 15/06/2010, p. 5.

07.10.2007 – 08h29min –

Teus atos valem muito mais do que tuas palavras.

03/05/21 17:30 - João Carlos Hey
03/05/21 15:22 - Hélio Cabral Filho

Sidarta Gautama – O Buda

 

Buda, que em toda a sua paz alcança,

A luz maravilhosa do Nirvana, 

Ensina que, no coração, emana,

Todo o esplendor da bem-aventurança.

 

Na sua sapiência nos proclama,

A força do equilíbrio e a temperança;

A luz da harmonia e da esperança,

Que flui e habita em cada alma humana.

 

Buda nos diz que todo o pensamento,

É energia pura que nos traz, 

Toda a libertação ou o sofrimento.

 

Tudo depende do que a gente faz,

Nossa força atraindo o sentimento;

Nossa fé despertando o Amor e a Paz.

 

                                            Hélio Cabral Filho

03/05/21 13:11 - Elias Marcelino


Na Cruz

Na cruz foi Ele, o Santo de Deus
Ao homem encontrar, sua dívida pagar.

 

Na Cruz foi Ele, o Santo de Deus condenado
E o homem, de seus pecados Justificado.

 

Na Cruz foi Ele, o Santo de Deus castigado
E o homem, o pecador poupado.

 

Na Cruz foi Ele, o Santo de Deus humilhado
E o homem, o pecador exaltado.

 

Na Cruz foi Ele, o Santo de Deus desprezado
E o homem, o pecador reconciliado.

 

Na Cruz foi Ele, o Santo de Deus abandonado
E o homem, o pecador adotado.

 

Na Cruz foi Ele, o Santo de Deus morrer
E o homem, o pecador pela fé viver.

 

Na Cruz conheci me Salvador 
Hoje, eu um pecador salvo sou.


 Elias Marcelino 
 

03/05/21 13:01 - JOÃO VICTOR FILGUEIRA

BOA TARDE <<<<<<<<<

03/05/21 11:17 - Leonardo Ulhoa

Coroas e Espadas
Não consigo me decidir;
 E no meio de tantas alternativas;
 Acho que não tenho escolha.

 Vejo que para cada coroa que ganho;
 Cem espadas me perfuram o corpo;
 E esta é uma troca justa?

 Ainda anda nas calçadas do meu pensamento.
 Me aquecendo no inverno, e me queimando no verão.
 Mas sei que na vida real, me esfria no verão, e me petrifica no inverno.

 E a cada coroa que ganho, cem espadas me perfuram o corpo;
 E esta lhe parece uma troca justa?

...me ensine a te esquecer...

03/05/21 10:52 - Ivan o terrivel

ASSIM AI ESTA MAIS UM ACRÓSTICO EM QUADRAS...

 

 


ACRÓSTICO * 2 - QUADRAS ... SERÁ...

 
 

                              SERÁ...

  

C om certeza é impossível entender as pessoas...

A quelas que são mães e não importa se o filho...

R esponde ou não até mesmo suas preces enfim...

O nde se perde no vício mal da vida marginal???

 

 

P ara a Polícia a mãe deveria educar seus filhos...

A ssim sem pai a quem essas crianças obedecem...

R aros são aqueles que jamais se perdem no crime...

A busca de dinheiro fácil roubando ou até matando!!!

 

 

A ssim mesmo quando o filho pede socorro não nega...

M esmo que lhe falte dinheiro pede aos outros amigos..

A creditando na inocência,  que seu filho jamais pecou...

R esgatando uma, duas até três vezes o filho da cadeia!!!

 

 

T odo homem seja qual for tem seu preço predestinado...

O u jamais irão se envolver no caminho mais tão fácil...

D eus não existe jamais a eles e acreditam que a morte...

O nde possa existir jamais chegará a eles tão breve???

 

 

L ado bom dessa história alguns filhos percebem tudo...

A ssim aprendem vendo tal vida louca da querida mãe...

D ão a ela amparo em aprender o lado bom dessa vida...

O nde buscam ser homens sérios e pais maravilhosos!!!

 

 

R aros são aqueles que vão para a cadeia e se curam...

U m aprendizado mais elaborado lá dentro aprendem...

I mpossível recuperar maus elementos já adultos ou...

M esmo meninos criados na marginalidade do crime!!!

 

 

 

Nota do autor:- Não é a Polícia com tais prisões que vai curar o marginal e nem mesmo a sua mãe

mas uma comunidade pode fazer toda a diferença de que o governo possa apoiar bolsas de estudo

para que tais crianças possam ter futuro melhor, sem ter que entrar para a marginalidade para serem

aviõezinhos do crime organizado!!!! Com certeza o custo desse apoio é bem mais barato que sustentar

cadeia e as Casas dos menores delinquentes que existem aos milhares nessa Nação Brasileira!!!

03/05/21 10:50 - Ivan Tadeu dos pobres

TU ÉS POETA PORQUE??? 

 

 

QUEM AINDA NÃO SOFREU POR AMOR??? 

 

 

 


" -  QUANTOS DE NÓS JÁ NÃO SOFREU POR AMOR??? MAS ADORA RELEMBRAR COMO UMA DOCE LEMBRANÇA... QUE DOI... MAS VALE A PENA!!!"

 

 

 

 

Nota do autor:- Quem cala consente que tudo isso é verdade!!! kkkkkkkkkkkk E claro que viram poetas como eu!!! kkkkkkkkkkkkkkk



Esta página é atualizada a cada 5 minutos
Última atualização em 06/05/21 11:56