V em Maria vem
I nterceder por nós.
R ogo a  te Senhor
G erar em nosso seu amor
E que tua mãe nos leve a até vós para
M elhor Te adorar.

V em Maria vem
E vem nos ajudar
N este caminhar
É tão difícil
R umo ao PAI
A Teu Filho queremos chegar
V em conosco caminhar
E stenda a tua mão
L eva-nos ao teu filho Jesus.

COM CARINHO
ANGELICA GOUVEA







padrejoaozinho on fevereiro 25th, 2009

Quando nós católicos veneramos Maria, não fazemos nada mais do que repetir o gesto de sua prima Santa Isabel que disse: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42). Logo em seguida a própria Maria profetiza por ação do Espírito Santo: “Sim! Doravante todas as gerações me chamarão de bendita, pois o todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor!” (Lc 1,48). Fazemos parte desta geração que tem coragem de cumprir a profecia bíblica e chamar Maria de “bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”. Este é o fundamento do culto mariano. A Igreja Católica pratica o culto em espírito e  verdade (cf. Jo 4,24), no qual adora o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e “venera com particular amor Maria Santíssima, Mãe de Deus” (Sacrosanctum Concilium 103), e honra com religioso obséquio a memória dos mártires e dos outros santos, conforme proclamou o Papa Paulo VI na sua Encíclica Marialis Cultus, em 1974. Em hipótese alguma podemos admitir a acusação superficial de alguns evangélicos de que os católicos “adoram Maria”. Se algum membro da Igreja Católica comete este desvio deve ser advertido. Maria, juntamente com todos os mártires e santos… o céu inteiro se une se une à terra para prestar um culto de adoração à Deus.

Assim como na Bíblia, no culto cristão, Maria e os santos aparecem como setas que apontam para o endereço da salvação: Jesus. Maria não é ponto de chegada. Ela é uma dica para os que querem encontrar Jesus. É bendita, abençoada, cheia de graça. Não é possível simplesmente ignorar Maria como alguns pretendem fazer, como se isso fosse diminuir a figura de Jesus. Pelo contrário, qual é o filho que não fica feliz ao ouvir elogios feitos à sua mãe?

Um evangélico certa ocasião encontrou um conhecido bispo e reclamou: “- Tenho um pouco de inveja de vocês católicos. Eu não consigo viver em minha igreja o versículo da bíblia em que Maria profetiza que todas as gerações a chamarão de bendita. Nós não conseguimos rezar a ave-maria. Temos um bloqueio histórico.” Isso é verdade. E é verdade também que já aconteceram na história da Igreja alguns abusos em que a figura de Maria acabava sendo colocada acima da de Cristo. Contra estes abusos alguns evangélicos com justiça reagiram. Mas daí a excluir completamente o culto mariano é um exagero que também eles poderiam aos poucos corrigir. Na verdade, Lutero, o pai da reforma protestante, não tinha esse bloqueio e chegou a compor músicas em honra a Maria. Não tenho ouvido essas canções nos cultos evangélicos de hoje. Certamente lá no céu Jesus se pergunta: “-Porque será que alguns dos que se dizem meus discípulos lá na terra, nunca elogiam a minha mãe?”

Venerar Maria não é adorar. É simplesmente elogiar a ação de Deus nesta criatura. Ela é a obra-prima do Criador. Como não reconhecer tamanha ação da graça? No fundo não veneramos Maria, mas a ação de Deus em sua vida.

Maria é para nós um exemplo de mulher que sabia ouvir, responder, rezar, obedecer, entregar-se a Deus, interceder, servir, seguir Jesus até a cruz, estar presente no pentecostes. Ela é nosso primeiro exemplo de alguém que viveu o culto em espírito e verdade proposto por Jesus. É mãe e discípula. Venerar Maria é reconhecer essas virtudes e estar disposto a imitá-las em nossa vida.

Devemos purificar nosso culto mariano evitando todos os exageros para edificar os irmãos na fé até o dia em que ecumenicamente possamos rezar juntos a ave-maria, como o anjo Gabriel não teve vergonha de fazer, afinal, até os céu proclamam: AVE! Virgem venerável, rogai por nós





padrejoaozinho on fevereiro 26th, 2009

Lembra aquele irmão que levantou alguns questionamentos sobre a veneração de Maria? Várias pessoas postaram sua opinião aqui no BLOG. Comecei sistematicamente a postar um comentário sobre a Ladainha de Nossa Senhora, que é uma verdadeira catequese sobre Maria. Hoje quele nosso irmão postou um comentário muito interessante. Veja:

IRMAO DE FE VENHO HOJE AGRADECER A AJUDA QUE ME FOI DADA PELO SEU BLOG EU SOU AQUELE QUE PERGUNTOU PORQUE A IGREJA CATOLICA VENERA NOSSA MAE MARIA E COMO EU ANDAVA UM POUCO AFASTADO DA FE E TINHA SIDO BUSCADO POR DEUS PARA O SEU AMOR AINDA NAO TINHA CERTEZA DE ONDE ESTARIA A VERDADE DE CRISTO MAS HOJE EU SEI E TENHO A CERTEZA QUE CRISTO ESCOLHEU PEDRO PARA FUNDAR SUA IGREJA QUE EM ROMA PORTA A VERDADE DA FE DE CRISTO , SOU MUITO GRATO PELA A AJUDA QUE ME FOI DADA E PELOS COMENTARIOS DOS IRMAOS AQUI DO BLOG . PAZ DE DEUS E VIDA EM CRISTO NOSO SENHOR E SALVADOR E QEU TENHAMOS COMO EXEMPLO DE AMOR NOSSA MAE MARIA QUE NOS AJUDA MESMO QUANDO NAO SOMOS DIGNOS DE JESUS

ANGELICA GOUVEA
Enviado por ANGELICA GOUVEA em 27/02/2009
Reeditado em 27/02/2009
Código do texto: T1461049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.