Sociedade Cancerígena

O que é ser normal, ou o que é normal no nosso dia a dia?

Segundo Dicionário - Normal - que é considerado correto, justo sob algum ponto-de-vista.

Hoje apesar da pouca idade fico abismada com o conceito de normalidade para nossa população, é normal colocar fogo em índio, ou empregada domestica ser agredida quase até a morte, e os respectivos pais julgar ser brincadeira de adolescente, anormal é ver um carro parar com tais respectivos jovens para prestar auxilio a algum menor ou a alguém que muito necessite, é normal a policia subir nos morros e mandar balas em adolescentes por julgar que lá em cima só mora traficante, anormal seria se os nossos jovens adolescente de classe média lotasse uma penitenciária como Bangu I no Rio ou a Papuda em Brasília ou mesmo se tais policiais fossem treinados antes de entrar na força armada Brasileira. E ainda mais normal é você abri um jornal conceituado para ler tais noticias; Se jovens da mesma idade forem presos com uma quantidades X de drogas a reportagem irá tratá-los diferentes. Vamos ler que; jovens de classe média foram presos com uma quantidade X de drogas, porém se forem presos jovens no morro com a mesma quantidade X sairá escritos no mesmo jornal que; traficantes do morro tal forma presos com a mesma quantidade X... Ah mais isso é normal e absolutamente aceitável.

Vamos ser menos radical: é normal criticar o colega de trabalho só porque não temos a mesma opinião sobre o assunto, é normal escutar sombarias só porque o outro é diferente de nós, ou seja, ele é anormal. Um dia ser negro já foi anormal, imagina se seria normal ter uma cor diferente da pele clara, onde se ver até o fluxo sanguíneo, mas não se ver caráter. Bem até hoje acontece meio que por debaixo do pano, ainda não são aceitos totalmente como normal.

Num mundo onde é normal e totalmente aceitável um patrão tratar seus funcionários aos berros como se ele fosse surdo o que não justificaria, pois existe a linguagem dos sinais, mas é totalmente normal, anormal seria se todos se tratassem com respeito e educação mesmo que para isso tivéssemos que engolir o orgulho e a prepotência por termos nascidos em classes sociais diferentes ou termos conseguido chegar a faculdade independente de nossa situação financeira.

É totalmente normal criticar fulaninho por ele ter uma opção sexual diferente ao que a sociedade julga que é diferente, anormal seria se antes de olharmos suas opções sexuais olhássemos em seus olhos e enxergássemos o ser humano por trás da sexualidade.

Bem eu já não sei o que é ser normal, se o dicionário me diz uma coisa e a sociedade dita outra; talvez o conceito de normalidade esteja definido errado no dicionário ou talvez a sociedade seja uma grande ferida cancerígena que julga, condena, exclui os seres por serem normal ou simplesmente anormais.

alê quirino
Enviado por alê quirino em 30/03/2009
Reeditado em 30/03/2009
Código do texto: T1513368