O Livro de Crônicas

Os termos que denominam I e II Crônicas na Bíblia dos hebreus são: “Os sucessos dos dias”.

Livro na versão grega se chama: “Coisas omitidas a respeito dos reis de Judá”.

Indicam estudos teológicos que o livro no período grego foi escrito entre 300 a 250 a.C, outra possibilidade seria entre 400 a 350 a.C.

Versículos finais de crônicas e versículos iniciais de Esdras podem indicar que Esdras é o autor desse livro.

Registros mostram também uma série de genealogias que se estendem desde Adão até o dia do compilador.

O livro deve ter sido escrito provavelmente no ano de 430 a.C.

Destaca-se como propósito nesse livro o aspecto religioso sem contradizer os ensinos de I e II Reis.

Era o tempo do império babilônico quando Daniel tornou-se primeiro ministro, Ester rainha e Assuero primeiro ministro do império persa.

Cenário de estagnação religiosa e letargia espiritual também são vistos.

Relatam o livro fundamentalmente dois propósitos: Um histórico e outro canônico.

Omite o autor histórias referentes ás guerras, à política e aos pecados do povo.

Nesse livro ele prefere dar ênfase nos levitas e na adoração do templo.

Interessante mostrar o uso repetitivo de certas expressões como: “Meu povo”, “O ungido do Senhor”, “Arca”, “Aliança”, “Templo”, “Ira”, “Reino”, “Olhos”, “O Senhor sentado em seu trono”.

Crônicas mostra em seu segundo livro (Cap.7 V.s 14), a necessidade de “Buscar o Senhor”.

Advertem os dois livros quanto ao perigo de trocar Deus por causa da prosperidade ou do poder.

Segundo livro tem como tema principal à fidelidade de Deus para a dinastia de Davi.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 22/04/2009
Código do texto: T1553539
Classificação de conteúdo: seguro